Início / Local / Coronavirus: Isolamento domiciliar conta com 26 pacientes.

Coronavirus: Isolamento domiciliar conta com 26 pacientes.

Coronavirus: Isolamento domiciliar conta com 26 pacientes.

A mudança de protocolo para considerar um suspeito de infecção por coronavírus continua alterando em São José do Rio Pardo (SP). Ao contrário do que ocorria anteriormente, quando o paciente coletava material para exames, agora isto só é feito no caso de agravamento das condições clínicas do paciente, como febre persistente e dificuldade para respirar.

Entretanto, todo paciente que procura a unidade de saúde ou pronto socorro, com sintomas de gripe e resfriado é recomendado a permanecer em isolamento domiciliar e passa a ser monitorado pelas autoridades de saúde.

A nova orientação do Ministério da Saúde é para tentar deixar os serviços de saúde menos sobrecarregados e prontos para atendimento dos casos mais graves da doença.

Por esta razão, os números de notificações do município de São José do Rio Pardo subiu para 18 notificados, entretanto, a quantidade de pessoas com sintomas tende a ser bem maior, razão pela qual a cidade vem repetindo o alerta para que as pessoas permaneçam em suas residências.

Desde terça-feira (24), a Vigilância Epidemiológica passou a contar também o número de pacientes em isolamento domiciliar, que apresentaram sintomas respiratórios.

Os números atuais são:
26 Pessoas em isolamento por sintomas respiratórios
18 Notificações
11 Pacientes do Município
07 Outros Municípios
06 Negativos
01 Positivo
*A partir de agora todo paciente que apresenta sintomas de gripe e resfriado, será mantido em isolamento domiciliar.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
SERÁ RETOMADA NESTA QUINTA-FEIRA

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde definiu as estratégias e ações para retomar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em São José do Rio Pardo (SP). A partir desta quinta-feira, 26, a imunização será retomada, e idosos com mais de 60 anos serão vacinados nas Estratégia de Saúde Familiar (ESF) dos bairros Vale do Redentor, Buenos Aires, Jardim São José, Domingos de Sylos, Natal Merli, Carlos Cassucci, também no Mercado Cultural e Centro de Saúde.
A vacinação será feita das 7 às 17 horas em todas unidades de saúde. “Diversificamos os locais de vacinação para atender melhor os idosos, a demanda é grande, além disso criamos o DRIVE THRU em alguns pontos, assim evitaremos aglomerações”, disse Márcia Biegas, secretária de saúde.
O DRIVE THRU vai funcionar na praça Barão do Rio Branco (Mercado Cultural) e será somente para os idosos. “Procurem os postos ou ponto mais próximo do seu domicílio (casa), evitem aglomerações, não levem vários acompanhantes, e respeite a distância segura de 1,5 metros entre as pessoas”, acrescentou Márcia Biegas.
A vacina contra a Influenza não é eficaz no combate ao novo coronavírus, mas é fundamental para descartar a gripe na triagem da Covid-19 e acelerar o processo de diagnóstico da doença. Nesta etapa estão sendo vacinados os idosos (acima de 60 anos) e profissionais de saúde (com devida comprovação de vínculo).
Os idosos acamados, a família deverá entrar em contato via telefone na Unidade mais próxima de sua residência, ou, com o Agente Comunitário de Saúde para que este possa ir até a casa do idoso fazer a vacina.
Para orientar melhor os idosos e profissionais de saúde, a Secretaria Municipal disponibilizará carros de som nos bairros onde a vacinação estará acontecendo. “Cada bairro vai ter um carro de som chamando os idosos para serem vacinados, esses carros ficarão rodando o bairro todo orientando e informando os locais de vacinação”, finalizou Márcia Biegas.
Lembrando que as vacinas de rotina para crianças estão suspensas. A medida visa evitar aglomerações de crianças e idosos, que fazem parte do grupo de risco no mesmo local. A partir do dia 16 de abril, essas atividades deverão voltar ao normal. Qualquer dúvida, entre em contato com a Unidade mais próxima.
Confira os locais de vacinação e telefones:
*CENTRO DE SAÚDE
RUA ADOLPHO BACCI, 50 (19-3682-9388)

*MERCADO CULTURAL
PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO, S/N

*ESF BUENOS AIRES UMBERTO CELESTE
AVENIDA LUIZ RODRIGUES CORREA, S/N (19-3682-9367)

*ESF CASSUCCI
R FERNANDO FERNANDES, S/N (19-3682-7879)

*ESF VALE DO REDENTOR
RUA JOAO FERNANDES DA SILVA, S/N (19-3682-7863)

*ESF DOMINGOS DE SYLOS
RUA PAULO MACA, 50 (19-3682 7898/3682-7899)

*ESF NATAL MERLI
RUA SATURNINO CANDIDO MARTINS, S/N (19- 3682-9376)

*ESF VILA JARDIM SÃO JOSÉ CÉLIA RONDINELLI POGGIO
RUA DONA INAH ROLIN CESAR, S/N (19-3682-7866)

Secretaria de Saúde recebe doação de álcool em gel da House Imobiliária

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde agradece a empresa House Imobiliária pela gentileza de ter doado na manhã desta quarta-feira (25), 80 litros de álcool em gel.

O álcool em gel vem sendo utilizado como medida de higiene para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Sediada na rua 13 de maio, no centro da cidade, a empresa alega que a doação foi motivada pelo sentimento de união que o momento atual exige. “Se cada um fizer sua parte, com certeza ficaremos mais forte nesta luta”, disse o representante da House Imobiliária.

A secretária de saúde Márcia Biegas, cumprimenta os proprietários da House Imobiliária pela doação e disse que o produto será integralmente utilizado nas unidades básicas de saúde do município.

“Seria muito interessante e de grande avalia para a saúde se outros empresários tivessem essa mesma iniciativa da House Imobiliária, isso nos ajudaria muito principalmente neste tempo de crise que estamos atravessando”, disse Márcia Biegas.

O novo coronavírus tem um grande potencial de transmissão, mas podemos tomar algumas medidas para nos proteger:

*Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, canudos, garrafas ou batons;
*Cobrir nariz e boca com o braço ou um lenço de papel quando tossir ou espirrar;
*Após utilizar o lenço, dobrá-lo e descartá-lo no lixo;
*Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%;
*Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
*Manter os ambientes sempre bem ventilados;
*Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe;
*Sair de casa o mínimo possível, apenas em casos de necessidade;
*Caso esteja com sintomas de gripe, utilizar máscara ao sair e higienizar todas as superfícies de casa que tocar com álcool.

UNIDADES DE SAÚDE TEM HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS ESTENDIDOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as UBS, ESF Vale do Redentor, ESF Cassucci, ESF Domingos de Sylos, ESF São José, ESF Buenos Aires, Saúde da Mulher, Pediatria e PPA Central terão seus horários estendidos a partir desta quarta-feira (25), em São José do Rio Pardo (SP).

Essas Unidades passarão a funcionar das 7 às 19 horas para atender melhor a população. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal também colocará em funcionamento o ESF Natal Merli que há anos vem sendo uma das reivindicações da comunidade daquele bairro e adjacências.

“Nossa intenção é de colocar o ESF Natal Merli em funcionamento, depois poderemos marcar uma data alusiva de inauguração do prédio”, disse Márcia Biegas, secretária de saúde.

Para atender melhor a população e devido a Pandemia do Covid-19 (Coronavírus), a secretaria de saúde adotou algumas medidas cautelares quanto ao funcionamento em todas Unidades de Saúde.

*Todas Unidades estão priorizando o atendimento de casos suspeitos de novo Coronavírus, por isso as rotinas foram suspensas, só mantendo a de Pré Natal, Vacinação e teste do Pezinho.

*Será feita uma Pré Avaliação antes da pessoa adentrar na unidade, por isso todas as portas ficarão semiabertas e com um profissional verificando o caso de cada paciente antes de liberar sua entrada no local.

*Receitas e orientações podem ser feitas por telefone.

*A pessoa deve manter a higiene das mãos com água e sabonete ou produto de álcool em gel 70%, antes de ir para a Unidade de Saúde, ou caso ela toque em alguma superfície.

*Quando tossir ou espirrar, favor cobrir o nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço, depois descartar o lenço no lixo.

*Mantenha-se pelo menos a 1,5 metros de distância das pessoas.

*Não leve acompanhante na medida do possível e respeite os horários para evitar aglomeração.

*Sempre que possível tente resolver suas dúvidas por telefone ou através de outro contato, que não seja presencial.

*A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os indivíduos assintomáticos que não tenham sintomas respiratórios, NÃO usem máscara cirúrgica. As máscaras são recomendadas apenas para as pessoas sintomáticas.

Para agendamento de consultas pelo telefone. Abaixo o número do telefone das unidades:

ESF Cassucci 3682-7879
ESF Domingos de Syllos 3682-7899
ESF Jd. São José 3682-7866
ESF Vale do Redentor 3682-7863
PPA Central 3682-9355
Saúde da Mulher 3682-7883
Saúde Mental 3682-7886
UBS Buenos Aires 3682-9367

Fonte – Facebook da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo

Confira também

Acompanhe os resultados dos jogos realizados por São José e região neste final de semana

Acompanhe os resultados dos jogos realizados por São José e região neste final de semana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *