Programa objetiva ajudar na prevenção de doenças e trabalhar a interação social
O Programa de Saúde da Família (PSF) de São José está oferecendo duas atividades diferentes em seus postos de saúde: o Lian Gong e a Dança Circular. No ano de 2018 alguns representantes da área da saúde de cidades da região, incluindo os de São José do Rio Pardo, foram convidados pelo Departamento Regional de Saúde de São João da Boa Vista a participar de uma capacitação da técnica chinesa Lian Gong e Dança Circular.
No dia 21 de fevereiro, no prédio de fisioterapia do bairro Jardim Aeroporto, agentes de saúde dos PSF da Vila Formosa, Domingos de Sylos e Vale do Redentor se reuniram com Carlos Henrique Alves, coordenador de fisioterapia da prefeitura municipal, para aprenderem sobre a técnica Lian Gong, com a missão de ensiná-la para a população. Dois dos objetivos do programa são ajudar na prevenção de doenças e trabalhar a interação social dos pacientes. A capacitação dos funcionários será feita durante o mês de março para que em abril possam ensinara população.
“Lian Gong é uma ginástica terapêutica que tem origem na China e está inserida dentro da medicina tradicional chinesa. Hoje ele é considerado uma prática integrativa complementar em saúde. A ideia é que o Lian Gong seja feito no período da manhã, porque na China e em muitas cidades do Brasil, ele é feito ao ar livre, parques, praças, áreas verdes. Ele deve ocorrer de manhã por causa do sol, para ser mais agradável e no mínimo duas vezes na semana”, explica Carlos.
“O médico que criou o Lian Gong, doutor Zhuang, percebeu que as pessoas chegavam com dores crônicas, excesso de medicação, e a medida que ele criou esses exercícios, ele percebeu uma melhora das dores crônicas, diminuição de medicamentos, analgésicos, anti-inflamatórios, melhora do humor, da flexibilidade, da autoestima”, completa do coordenador.
A técnica exige uma música própria para sua prática, com movimentos ritmados com a respiração. Segundo Carlos Alves, a implementação dos exercícios é uma chance de oferecer à população de São José do Rio Pardo uma atividade complementar para a saúde.
Dança Circular
A fisioterapeuta Melina Gaino de Andrade, que será responsável por transmitir seus conhecimentos sobre a dança circular para a população, explicou sobre sua origem. “As danças circulares são danças de rodas tradicionais de vários povos do mundo. Por exemplo, as brasileiras são danças indígenas, cirandas de roda, temos as escocesas, gregas, celtas, israelitas, russas, ciganas entre outras. São danças folclóricas. O principal enfoque, não é a técnica, e sim o sentimento de união do grupo”, diz ela.
“Ela trabalha vários benefícios: a integração social, consciência corporal, concentração e memória, estimula a coordenação motora e equilíbrio, e trabalha também o lado emocional, libera endorfina enquanto estamos dançando e a gente se sente bem”, completa a fisioterapeuta.
Tanto o Lian Gong quanto a dança circular não possuem contraindicação. Todos os interessados podem participar e as atividades são gratuitas.
Inscrições
Para fazer inscrição ou obter mais informações os interessados devem procurar o setor de fisioterapia da Prefeitura Municipal na Rua Elisário Dias Guillon, nº 430 ou ligar para o telefone (19)3682-9377.