Início / Local / Cassado pela Câmara, prefeito de Mococa Felipe Naufel espera reverter decisão na justiça.

Cassado pela Câmara, prefeito de Mococa Felipe Naufel espera reverter decisão na justiça.

Cassado pela Câmara, prefeito de Mococa Felipe Naufel espera reverter decisão na justiça.

O prefeito de Mococa Felipe Naufel anuncia vai recorrer na Justiça da decisão da Câmara Municipal de Mococa que cassou o seu mandato de prefeito na noite de sexta (7).

O prefeito de Mococa, Felipe Niero Naufel (PSDB) — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Naufel disse que pretende reverter a decisão e voltar ao cargo dentro de três dias, pois considera que o processo de sua cassação foi político.

Na votação, os vereadores cassaram o seu mandato por 10 favoráveis, quatro contrários e uma abstenção. Votos favoráveis pela cassação:  Elias de Sisto,  Mauro Magri,  Val Miranda,  Bob,  Bim Taliberti,  Daniel Girotto,  Caju,  Nei,  Eduardo Barison e  Elisângela Maziero. Votos contrários à cassação:  Agimar Alves,  Brasilino de Moraes,  Josimar Alves e Odair 2000. Abstenção:  Pelezinho.

Após a cassação, o presidente da Câmara Elias de Sisto, foi empossado no cargo após assinar  o Termo de Posse e prestar o juramento.  A seguir, o vice-presidente da Câmara Municipal de Mococa, Brasilino Antônio de Moraes, no exercício da presidência da casa, declarou legalmente empossado como Prefeito do Município de Mococa o Excelentíssimo Senhor Elias de Sisto.

Vereador Elias de Sisto, presidente da Câmara, empossado como novo prefeito de Mococa

Cassação

A cassação foi consequência de uma comissão de inquérito aprovada pela Câmara, em 11 de novembro de 2019, para apurar possíveis ilegalidades em contratos da prefeitura. Segundo a denúncia apresentada aos vereadores, os contratos sem licitação assinados pela gestão de Naufel somavam mais de R$ 24 milhões.

Dois terços dos parlamentares reconheceram que o prefeito estava envolvido nas infrações político-administrativas nos seguintes incisos:

VII – praticar, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou emitir-se na sua prática


VIII – omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeito à administração da prefeitura

.

X – proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.


IX – ausentar-se do município, por tempo superior ao permitido em lei, ou afastar-se da prefeitura, sem autorização da câmara dos vereadores

Em entrevista por telefone à EPTV, afiliada da Rede Globo, Naufel disse que o contrato foi feito de maneira emergencial para suprir uma demanda que estava há 10 anos congelada e que havia necessidade de finalização do plano de mobilidade urbana.

Troca de cargos

Felipe Niero Naufel foi o quarto prefeito em Mococa desde as eleições de 2016. Ele assumiu o cargo após a renuncia de Wanderley Fernandes Martins Júnior (PMDB), que deixou a prefeitura no dia em que a câmara de vereadores votaria a abertura de uma comissão processante para investigá-lo por improbidade administrativa.

Antes deles, o prefeito eleito em 2016, Cido Espanha (PROS) teve a candidatura negada e não chegou a assumir. Até nova eleição, realizada em abril de 2017, a presidente da Câmara, Elisângela Manzini Maziero, assumiu interinamente a administração municipal até que Martins Júnior, vencedor da segunda eleição assumisse.Segundo a legislação, Elias de Sisto deverá ficar no cargo até 31 de dezembro. Ele disse que montará uma equipe própria para administrar as ações no município.

Novo Prefeito

“A prioridade é reverter a situação de crise e trazer o orgulho de volta para os cidadãos mocoquenses. Ente as principais frentes estão o combate à dengue e a resolução de problemas asfálticos que foram agravados em decorrência da chuva”,


Fonte G1-São Carlos e Araraquara.

Confira também

Plantão de Polícia Sexta-feira dia 25/09/2020-Furto a estabelecimento comercial

Plantão de Polícia Sexta-feira Dia 25/09/2020 Furto a estabelecimento comercial No início da noite de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *