Início / Local / Com mais de 50 produtores,  ‘Gulosos & Curiosos’ prossegue hoje em São José

Com mais de 50 produtores,  ‘Gulosos & Curiosos’ prossegue hoje em São José

Com mais de 50 produtores,  ‘Gulosos & Curiosos’ prossegue hoje em São José

Mais de 50 empreendedores estão expondo seus produtos no Gulosos & Curiosos hoje dia  15 (a partir das 16 horas), na Feira do Produtor – Avenida Perimetral, em frente a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. O “Gulosos & Curiosos”, iniciado ontem,  é considerado o maior festival de gastronomia artesanal e ambulante da região.

O evento nasceu em 2015 quando Henrique era Secretario de Turismo no município. “Decidimos unir os produtores artesanais que precisavam de uma oportunidade para validar seu negócio e,  na onda de comida artesanal que tava rolando, percebemos o potencial de nossa cidade e região.  Conseguimos reunir mais de 10 eventos naquele ano, com mais de 100 produtores.”

“Agora estamos voltando com esse evento, a Rádio está patrocinando e organizando tudo, em parceria com a Secretaria de Agricultura. Basicamente,  os produtores artesanais gostam de fazer salgados, doces, geleias, produção de mel, queijos, lanches, sucos, sorvetes, churros, produtos naturais, cervejas artesanais. E não só o produtor artesanal, mas também estabelecimentos comerciais  que aderiram. Então a gente já tem, desde o inicio, a ideia de dar a oportunidade, tanto para quem já tem estabelecimento fixo, como para quem quiser validar o seu negócio”, continuou.

O evento, na opinião dele, já foi abraçado pela população. “Estamos com uma expectativa de duas e três mil pessoas por dia, e tenho certeza que vai ser muito bom. O pessoal pode comer no local, pode levar pra casa,  muita variedade, um produto mais gostoso que o outro. Vai ter espaço para crianças brincarem , cama elástica, sem contar os preços que serão atrativos, uma vez que os produtores estão querendo mostrar seus produtos”, disse Henrique Torres

 

produtores presentes

 

” Adriano aprendeu na raça e hoje, além de fornecer para varias cidades ele está lançando a FoodBike. Em primeira mão no Gulosos & Curiosos.”

Henrique Torres, que idealizou o evento anos atrás, entrevistou para o programa “Questão de Oportunidade” (88+FM) alguns participantes do “Gulosos”, dentre eles as produtoras e sócias Tereza e Luciana, “as meninas da tapioca”, como são conhecidas.

Ambas começaram contando que a tapioca vem da fécula da mandioca hidratada; algo simples, porém, trabalhoso para virar o produto final. Lembraram que a mandioca e a tapioca não contêm glúten e é indicada, por exemplo, para quem faz academia ou exercícios por ser muito saudável. Originária do Nordeste, a tapioca hoje já é vendida em todo o Brasil.

Luciana é de Tapiratiba, morou em Jundiaí, formou-se em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, passou por dificuldades financeiras e pessoais, mas, a partir de 2017, descobriu na produção da tapioca uma oportunidade de negócio em São José do Rio Pardo.

Tereza, por sua vez, é terapeuta ocupacional, porém trabalhou em banco, correio, farmácia etc; exerce, entretanto, ainda hoje a profissão na qual se formou. Sendo cearense, já tinha bastante familiaridade com a tapioca desde a infância.

Tereza e Luciana decidiram unir esforços e compraram um carrinho para venda de tapioca, que começou no Jardim Aeroporto dois anos atrás e depois foi para outros lugares. Produzem tapioca com recheio doce ou salgado, de sabores bastante variados, e agora também oferecem cachorro quente e outros produtos.

Sabor de Casa

Fábio Ferrarezi, do “Sabor de Casa”, é outro participante confirmado no “Gulosos” dos dias 14 e 15. Ele começou a envolver-se com alimentação aos 15 anos quando trabalhou de garçom numa lanchonete da cidade, indo depois para a cozinha. Exerceu outras funções, inclusive em rádio comunitária, e hoje trabalha como operador de empilhadeira na Nestlé.

Ele conta que, em acordo com sua esposa e após o nascimento da segunda filha, ambos decidiram que ela (esposa) ficaria cuidando das filhas e não mais trabalhando fora. Para suprir, porém, as necessidades financeiras, optaram fazer uma cozinha industrial na própria casa para a produção do frango assado “Sabor de Casa”. Outros produtos vieram em seguida, mas o carro-chefe continua sendo o frango assado.

“Agora o pessoal está adorando a panceta recheada com presunto, muçarela, calabresa e azeitona. Trabalhei um tempo também com marmitex, mas hoje estamos focados em lanches e nos assados”, comentou Fábio, revelando que estará levando lanches grandes e especiais, voltados para toda a família, no “Gulosos”.

Ele e a esposa trabalham no sistema delivery (entrega a domicílio), mas no evento dos dias 14 e 15 terão local próprio para atender aos clientes.

Confira também

Copa São José de Futebol Misto começa com 41 gols marcados

Copa São José de Futebol Misto começa com 41 gols marcados Os artilheiros estavam em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *