Início / Local / Projeto ambiental poderá propor troca de material reciclado por produtos alimentícios 

Projeto ambiental poderá propor troca de material reciclado por produtos alimentícios 

Projeto ambiental poderá propor troca de material reciclado por produtos alimentícios

 

Se inteirar com funciona um projeto ambiental de reciclagem de lixo que pode ser implantado no futuro em São José do Rio Pardo, objetivou uma visita feita por integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente à cidade de Santa Cruz da Esperança (SP) na segunda-feira (20).  O Diretor de Meio Ambiente Paulo Sergio Rodrigues e professora Renata Vechini Dal Bon, chefe de sessão de Educação Ambiental e Interlocutora do Programa Município VerdeAzul foram conhecer de perto  o projeto.

Na cidade, a população recicla o plástico, papelão,  garrafas pet vazias, latinhas e outros objetos,  que desde 2017 representam geração de renda. Isso ocorre porque a prefeitura lançou um projeto  que transforma todo o material recolhido pelos moradores,  em Moeda Verde,   que possibilita a compra de mercadorias no comércio local.

Segundo a secretária da Saúde de Santa Cruz da Esperança, Geovana Biaggi Moraes, cerca de 15% da população tem participado ativamente do projeto,  que desde sua implantação contribuiu para a redução de 25% do lixo enviado para aterro sanitário e ainda, praticamente zerou os registros de casos de dengue na cidade.

Todos os produtos recolhidos são vendidos para recicladoras da região e os recursos angariados retornam ao comércio da cidade,  como forma de  pagamento daquilo que foi comprado pela população com a moeda. As trocas do material reciclado pelas moedas, ocorrem  às segundas das 13 às 16 horas. “Todo o material é pesado na hora e o pagamento à população é feito no local”, disse Geovana

“É uma  quantidade expressiva de lixo retirada,  que com certeza contribuirá com a diminuição de resíduos levados ao aterro sanitário, e ainda gerará uma renda extra para a população”, disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Hélio Escudero.

Confira também

Torneio da Três Barras 2019 – Finalistas serão conhecidos neste domingo (15-09-2019)

Torneio da Três Barras 2019 – Finalistas serão conhecidos neste domingo (15-09-2019) Os finalistas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *