Início / Local / Técnicas de saúde explicam informações do Boletim da Vigilância Epidemiológica

Técnicas de saúde explicam informações do Boletim da Vigilância Epidemiológica

Técnicas de saúde explicam informações do Boletim da Vigilância Epidemiológica

As técnicas em saúde Juliana Flausino, atual secretária municipal de saúde e Gisele Flausino,  responsável pela Vigilância Epidemiológica concederam entrevista para a Rádio Difusora 107,3 FM na manhã de sábado (16) e explicaram os números do Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgados no dia anterior.

As explicações ocorreram porque informações contidas no Boletim foram distorcidas e inclusive chegaram a gerar fake news divulgadas nas redes sociais, uma vez que os números, principalmente no item monitorados, teve um aumento significativo, em função de uma família inteira, que comemorou o Dia das Mães, foi incluída no quesito.

Por conta disso, os números de pessoas em monitoramento tiveram um salto, chegando a 103. O caso ilustra bem a necessidade de se evitar aglomerações, ainda que seja em núcleos familiares.

Gisele explicou, que o Boletim informa os dados desde o início da pandemia de coronavírus no município, ou seja,  é cumulativo, e no caso 103 pessoas foram monitoradas desde o início. “Não que estamos com este montante  hoje”, explicou que destes 103 casos,  57 foram notificados, dos quais 10 casos deram positivos, 39 negativos e  7 dos casos positivos, são pessoas que tiveram a doença e já estão curadas.  “Então, só temos 3 casos de pessoas ainda doentes”, disse Juliana Flausino.

Neste momento,  uma pessoa está internada em UTI, nenhuma em quarto, e três pessoas foram transferidas para outros centros. “Estas pessoas  foram transferidas,  porque são integrantes de planos de saúde, cuja a referência de tratamento se dá em outro município, por isso optaram por se tratar em outros centros”, explicou Gisele.

“Não há registro de  óbito em São José do Rio Pardo”, destacou  Juliana, informando que a contra prova feita no óbito suspeito ocorrido aqui,  também deu negativo.  

Entre os profissionais de saúde, são 19 notificações, com 2 casos positivos, 12 negativos e   5 aguardam os resultados. Entre os pacientes de outros municípios  são 16 notificados,  3 positivos, 10 negativos e 3 aguardam resultados.

As duas profissionais pediram para a população  evitar aglomerações, não deixar de utilizar a máscara, lavar bem as mãos e se cuidar. “Por conta disso, prevalece a recomendação para que as pessoas continuem mantendo o afastamento social”, disseram.

Confiram no Boletim, da VE os dados de São José, em 15-5-2020

Confira também

Copa São José de Futebol Misto começa com 41 gols marcados

Copa São José de Futebol Misto começa com 41 gols marcados Os artilheiros estavam em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *