Diagnóstico Participativo Rural entra na reta final
O levantamento dos problemas rurais que está sendo realizado no Diagnóstico Participativo Rural, promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, está entrando na reta final
Nesta semana, duas localidades foram ouvidas. Na região do Bom Jardim ( 16), área com predominância na produção de hortaliças, o principal problema apurado foi a dificuldade de colocação dos produtos produzidos no mercado a preços justos e dificuldade de diversificação de produtos, em função da falta de defensivos agrícolas registrados para as olericolas, foram os principais temas abordados.
“Apuramos também redução no número de compradores e descarte de produção, por falta de mercado consumidor”, disse Rodrigo Vieira de Morais, zootecnista da CATI.
Na quarta (18) foi a vez dos produtores da região do Barreirinho serem ouvidos. Conservação de estradas, diminuição das nascentes de água, destinação de lixo doméstico, entre outros, foram os principais apurados.
“No grupo das mulheres da região, falta de lazer, cursos de formação e visitas técnicas em exposições foram os mais comentados”, disse a professora Renata Vechini Dal Bom, responsável pelo setor de Educação Ambiental .
“Problemas levantados na reunião, que dependem desta secretaria, vamos resolver rapidamente, agora, os demais que farão parte do Plano de Desenvolvimento Rural serão encaminhados a quem de direito”
A última reunião do Diagnóstico será na quarta-feira, dia 25 de julho de 2018, às 19.30 horas, na capela da Fazenda Tubaca.