Mais 20 novos casos são confirmados em 24 horas. Mococa tem 100% de ocupação de UTI Covid.
A Vigilância Epidemiológica registrou 20 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em São José do Rio Pardo. A informação consta do último boletim informativo da pandemia na terça (12). O total de positivados no município subiu para 1.529.
Ainda, o boletim informou que há 07 pacientes internados no hospital local, sendo 02 em UTI. Além disso, há 3 pacientes na UTI em outros municípios de nossa região.
Confiram abaixo os dois últimos boletins da Vigilância Epidemiológica


Por G1 São Carlos e Araraquara
Mococa tem 100% de ocupação de UTI Covid; bares e restaurantes só atenderão delivery e drive-thru
Com 100% de taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid, a Prefeitura de Mococa (SP) decretou novas medidas de combate ao coronavírus.
Bares, restaurantes e depósitos de bebidas, por exemplo, só poderão funcionar em sistema delivery e drive-thru. (veja abaixo as regras). As alterações foram publicadas no Diário Oficial da cidade e passam a valer a partir da quarta-feira (13).
Segundo o comunicado da administração municipal, as medidas foram anunciadas por conta do aumento recorde de novos casos de Covid-19 confirmados na cidade nos últimos 7 dias e com o objetivo de evitar o colapso no sistema de saúde pública.
Situação epidemiológica
Nesta terça-feira (12), a cidade confirmou 47 novos casos da doença e agora soma 2.385 positivados deste o início da pandemia, com 41 óbitos.Casos de Covid-19 em Mococa por semana epidemiológica
Novo decreto
A taxa de ocupação de leitos UTI Covid está em 100%, com 10 pacientes internados. Na enfermaria, o número de pessoas internadas subiu de 16 para 17.
O prefeito Eduardo Ribeiro Barison estabeleceu as seguintes regras:
- Proibição da realização de festas, eventos, convenções, atividades culturais e demais atividades que gerem aglomerações em áreas públicas ou particulares, bem como aglomeração de pessoas em espaços públicos.
- Bares, depósitos de bebidas, restaurantes e estabelecimentos similares poderão funcionar somente no sistema delivery e drive-thru, sendo proibido o consumo no local.
- Salões de beleza e barbearias poderão atender somente com ocupação máxima limitada a 40% da capacidade total, com agendamento prévio e condicionado à adoção das medidas gerais de combate à Covid-19.
- Academias poderão funcionar somente com ocupação máxima de 30% da capacidade do local, também com agendamento prévio, sendo permitidas apenas aulas e práticas individuais.
- O comércio continua com funcionamento normal.
São João da Boa Vista
O Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista (SP) confirmou, nesta terça-feira (12), mais três mortes provocadas por complicações da Covid-19.
Atualização: Após a primeira publicação dessa reportagem, na qual foram notificadas duas mortes, a Prefeitura de São João da Boa Vista divulgou outro boletim no período da tarde informando mais uma morte, além dos novos casos . A informação foi atualizada às 17h30.
Com isso, sobe para 37 o número de óbitos na cidade, desde o início da pandemia. Há também três óbitos de outras causas em pacientes com Covid-19.
De sexta-feira, quando foi divulgada a última atualização até esta terça-feira, foram registrados 88 novos casos de Covid-19 e o município soma 1.986 infectados desde o início da pandemia.
Duas mortes foram noticiadas no período da manhã e uma durante a tarde.
Um dos pacientes é um homem de 65 anos que portava diabetes, doenças hepática e renal crônicas. Os sintomas tiveram início em 1º de janeiro e ele foi internado no dia 4, na Santa Casa Dona Carolina Malheiros. Não foi informada a data do óbito.
Outra paciente é uma mulher de 63 anos que tinha hipertensão arterial, diabetes, doença cardiovascular crônica e asma. Ela começou a sentir os sintomas em 21 de dezembro, sendo internada dia 28 e transferida para a UTI da Santa Casa Dona Carolina Malheiros no dia 29, quando foi coletado exame RT-PCR. Ela faleceu na manhã desta segunda-feira.
Prefeituras de Aguaí e Casa Branca alertam para falta de leitos nos hospitais da região e pedem colaboração de moradores
As prefeituras de Aguaí e Casa Branca (SP) fizeram comunicados nesta terça-feira (12) alertando a população sobre a falta de leitos nos hospitais da região e a possibilidade do colapso da saúde devido ao aumento expressivo de casos de Covid-19.
Nesta semana, São João da Boa Vista e Mococa tiveram ocupação de 100% nos leitos de UTI.
Em Aguaí, nesta terça-feira, foram notificados 24 resultados positivos e a soma chega a 675 infectados. No momento, há 42 casos ativos, maior número de casos ativos registrado na cidade em toda a pandemia. Desde 1º de janeiro, foram contabilizadas quatro mortes, totalizando 17 óbitos.
A prefeitura emitiu um comunicado pedindo a colaboração dos pacientes notificados com a doença para que cumpram o período de isolamento em casa, como orientado, sob pena de ser acusado de crime contra a saúde pública.
“Se assintomático ou não, logo que passa pelo médico, o paciente é orientado a cumprir o isolamento domiciliar em casos leves ou então é encaminhado para a internação, em casos graves. Nos dois casos, todos assinam um Termo de Responsabilidade que consta todas as informações necessárias para o tratamento. No documento, o paciente concorda que recebeu informações sobre a necessidade do isolamento, as consequências da não realização dele tanto pelo paciente como também pelos outros moradores da mesma casa, podendo responder por crime contra a saúde pública”, diz o comunicado.
A prefeitura afirma que há grande preocupação em relação aos leitos hospitalares que estão lotados em muitos locais e há o risco de um colapso na saúde pública. Em São João da Boa Vista, na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, o último boletim divulgado apontava 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados.
“O momento exige o máximo de cuidados e respeito. É preciso que haja o máximo de conscientização da população. O uso de máscara é obrigatório, bem como o do álcool em gel. Festas, reuniões, e qualquer evento que gere aglomerações estão proibidos”, afirmou.
Fiscalização
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/A/ABdNoVQeSjzXE0QMJg3A/prefeito-casa-branca.png)
Prefeito de Casa Branca, Marco César Aga (Republicanos), pede colaboração da população e dos comerciantes para combater a Covid-19 — Foto: Reprodução Facebook
Em Casa Branca, o prefeito Marco César Aga (Republicanos) postou um vídeo nas redes sociais no qual diz que diante do aumento dos casos e da alta ocupação de leitos, a prefeitura irá aumentar a fiscalização contra aglomeração e desrespeito às medidas de contenção da doença.
“Nos últimos dias fomos notificados por todos os órgãos de fiscalização regionais sobre a alta ocupação de leitos de UTI. Nós já estamos com alguns locais da região com 100% ocupados, como é o caso de São João da Boa Vista. Nossas referencias regionais estão quase todos superlotadas e o número de infectados em Casa Branca tem crescido a cada dia”, afirmou.
O município tem 896 casos registrados desde o início da pandemia, com 13 mortes. Em janeiro, já foram confirmados 46 casos.
O prefeito disse que haverá fiscalização rigorosa para o cumprimento do horário de funcionamento de bares e restaurantes e das medidas de proteção contra a doença e pediu a colaboração dos comerciantes e da população.
“Nós não podemos brincar com a vida humana. Não podemos deixar que a leviandade de alguns acabe penalizando outras pessoas com a perda das suas vidas”, afirmou.
Casa Branca continua na fase amarela do Plano SP de flexibilização. Nesta fase, todas as atividades podem funcionar, com as seguintes regras:
- Capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores;
- Funcionamento máximo de estabelecimentos limitado a 10 horas por dia;
- Parques estaduais abertos;
- Restrição de atendimento presencial até às 20h em bares;
- Restrição de atendimento presencial até às 22h em todos os demais estabelecimentos.
Para denúncias, reclamações ou dúvidas é possível acionar a prefeitura pelo telefone 156 ou e-mail praca.atendimento@casabranca.sp.gov.br .
Difusora FM