Início / Últimas Notícias / Noticias da Agricultura- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disciplina legislação sobre corte de árvores.

Noticias da Agricultura- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disciplina legislação sobre corte de árvores.

Noticias da Agricultura- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disciplina legislação sobre corte de árvores

Neste caso, a arvore foi retirada, após laudo técnico,  e o proprietário plantou duas outras no espaço

Na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de São José do Rio Pardo são centenas de pedidos para cortes de árvores. Muitos pleitos ainda não foram atendidos, pois um requisito principal geralmente não é cumprido pelo solicitante. Ou seja, o atendimento ao que determina a lei municipal 1.711, de 1992. “Então decidimos aplicar com rigor a legislação nestes casos”, explica Carlos Ricardo Dias de Souza, o Cadão, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. “Só com esta comprovação do plantio, e com o laudo técnico do engenheiro comprovando a necessidade de retirada é que vamos autorizar ou não”, disse Cadão.

“A lei é clara: uma árvore antes de ser retirada, precisa  verificar se ela está com perigo de queda, por motivos de doenças ou podridão, causando danos ao patrimônio, como residências, calçadas e muros. Além  disso, é preciso de uma  autorização de um engenheiro da Prefeitura e só após a liberação do requerimento,  o procedimento pode ser efetuado, e ainda assim,  somente após o plantio de outra árvore no local, coma devida proteção (grade)”, informam  o técnico Carlo Alberto Rodrigues e o engenheiro agrônomo Luiz Roberto de Oliveira. Para Luiz Roberto, “ as arvores secas, troncos ou tocos ,  o procedimento é o mesmo”, disse

Neste sentido a Secretaria pede a compreensão e o cumprimento da lei.

Após o replantio, o morador deve, “cuidar da arvore para o seu bom desenvolvimento até o estágio adulto”, diz a lei,  destacando que no caso de “depredação ou qualquer motivo que provoque a morte da muda plantada,  o solicitante deve informar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e efetuar o replantio”, prossegue a lei, clareando que, ”o não cumprimento dessas medidas implicará na aplicação das penalidades previstas na lei que é de multa de 4 Unidades Fiscais do Município por árvore”.

 

 

 

 

Os benefícios das arvores

 

Por Luiz Roberto de Oliveira

 

Uma árvore adulta retira do solo, em qualquer época do ano, de 200 a 300 litros de água em forma de vapor, além do oxigênio. Isso significa  melhoria da qualidade do ar que respiramos, diminuição da temperatura em cerca de 3 a 4 graus, amortecimento de barulho, sombra para pessoa e veículos, retirada do gás carbônico do ar, abrigos e alimento para pássaros  e melhoria da paisagem, principalmente quanto estão floridas, como agora, na Primavera.

 

Confira também

Semifinal sub 14 do certame de Base da FPF- São Paulo de Lucas Jorge vence o Corinthians por 2×1

Semifinal sub 14 do certame de Base da FPF- São Paulo de Lucas Jorge vence …