Positivos em crescimento já somam 507 casos.
Mais 18 casos positivos para coronavírus foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica nas últimas 24 horas em São José do Rio Pardo. Assim, o total de pessoas já contaminadas no município atingiu 507, eram 489. Ainda de acordo com a informação, 333 pacientes que tiveram a doença já estão recuperados.
De acordo com o boletim, divulgado nesta sexta (21), último desta semana, as notificações foram de 1.347 para 1.374; monitorados sumiram de 156 para 158; negativados aumentaram de 794 para 805, 62 pacientes aguardam resultados de exames, eram 64 e 13 óbitos já foram registrados no município.
Ainda segundo o informe, 11 pessoas estão hospitalizadas na Santa Casa, sendo 5 delas na UTI, eram 10. (6 pacientes estão internados em quartos, 4 de São José do Rio Pardo e 2 de Itobi). Na UTI estão 5 pacientes (4 de São José e um de Itobi)..
“De acordo com o mapeamento realizado pela VE, além da Zona Rural, 26 bairros foram registrados com casos de covid-19 no município: Centro, Vila Brasil, Jardim Eunice, Carlos Cassucci, Santa Tereza, Natal Merli, Jardim São Roque, Jardim Maria Maldonado, Buenos Aires, Vila Pereira, Zona Rural, Vila dos Comerciários, Jardim São José, Parque Beira Rio, Colinas São José, Jardim Aeroporto, Vila Formosa, Vila Maschietto, Domingos de Sylos, Santo Antônio, Colina Verde, Portal Boa Vista, João de Oliveira Machado, Vale do Redentor, Jardim Santos Dumont, Jardim Nova Belmonte e Algenor Taddei.”, diz a nota da Vigilância Epidemiológica.
Confiram abaixo os dois últimos boletins da Vigilância Epidemiológica para conferências.


Situação dos casos e mortes por Covid-19 na região de São Carlos e Araraquara (20/8)
Cidade………………………..Total de casos…….total de mortes
Aguaí……………………………..235………………………….6
Águas da Prata…………………20…………………………..1
Caconde………………………….65…………………………..0
Casa Branca…………………….234………………………….5
Divinolândia……………………..69………………………….3
Itobi……………………………….304………………………….3
Mococa…………………………..443…………………………12
Santa Cruz das Palmeiras..1.259…………………………19
São João da Boa Vista……….356…………………………10
São José do Rio Pardo………489………………………….13
São Sebastião da Grama……113…………………………..4
Tambaú………………………….292……………………………8
Tapiratiba……………………….110 ………………………….1
Vargem Grande do Sul………250…………………………..2
Mogi Guaçu: ………………….1.918**…………………….58
Mogi Mirim:………………….. 1.024***…………………..39
Espírito Santo do Pinhal:…….. 517………………………11
Santo Antônio de Posse: ……..422………………………04
Santo Antônio do Jardim: ……..53………………………02
Fonte: Prefeituras Municipais e G1 São Carlos e Campinas
São José regride para a fase laranja.
Hoje, dia 21 de agosto, o governo do estado de São Paulo anunciou que a região de São João da Boa Vista, da qual São José do Rio Pardo faz parte, deverá retornar para a fase laranja do plano São Paulo. O secretário municipal de gestão, Fernando Passos, e a secretária municipal de saúde, Juliana Flausino, concederam uma entrevista à rádio Difusora, e explicaram sobre a situação da cidade.

“É importante destacar que fomos surpreendidos ao passar para a fase amarela, porque sabíamos que os números de São José, não estariam autorizando essa mudança de fase. A população mais jovem entendeu que passando para a fase amarela, estávamos fora do perigo. Sofremos muito durante essas duas semanas, com desrespeito às regras de isolamento social e higienização. Infelizmente isso não aconteceu só na cidade, mas na região toda”, disse Fernando.
“Aqui na cidade enfrentamos um recorde de casos positivos. A situação é crítica. Estamos no nosso mais alto nível de contágio, vamos ter uma reunião hoje à noite com o Comitê de Crise, que vai avaliar quais medidas tomaremos a partir de segunda-feira. Serão tomadas algumas medidas de contenção, e infelizmente, por motivos alheios a nossa vontade, vamos ter que regredir. Vamos trabalhar com as regras da fase laranja”, lamentou.
“Foram 14 dias angustiantes, nós não tivemos durante esse período um dia que não tivesse 15 pessoas internadas no setor Covid. Na maioria dos dias tivemos 4 pessoas na UTI em estado grave. Tivemos uma média de 14 novos casos por dia. O mais prudente nesse momento, era realmente dar um passo para trás. Mesmo quando passarmos para a fase verde, não poderemos baixar a guarda. As medidas terão que continuar”, destacou Juliana.
“Tudo o que foi liberado, foi com protocolos muito bem definidos. Percebemos que as medidas não foram seguidas, não só a nível de São José do Rio Pardo, mas da região. Isso acabou impactando. Essa avaliação do governo é feita em cima de casos novos e internações. O conjunto dessa situação levou a região toda a regredir para o laranja”, encerrou.