Senar trará curso de turismo rural em março
Em parceria com o Sindicato Rural, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de São José do Rio Pardovai oferecer um curso gratuito de Turismo Rural a partir do mês de março. O curso será realizado no salão do Cooxupé. O objetivo do programa é capacitar os produtores rurais a trabalharem com o turismo na cidade.
“O curso é voltado para produtores rurais que tem como objetivo trabalhar sua propriedade para transformá-la em turismo rural. Também existem algumas vagas para gestores de turismo. Por exemplo: Conselho Municipal de Turismo, Secretaria de Turismo ou pessoas envolvidas com agência de turismo”, explica Marília de Castro Oliveira, engenheira agrônoma e instrutora do curso.
A instrutora ressalta que um dos intuitos do programa é dar a oportunidade aoturista de conhecer o cotidiano do homem no campo, experimentar os produtos originários da roça, pescar e adquirir artesanatos produzidos pelas pessoas que residem na propriedade.
“O curso é gratuito, com alimentação e material incluso. No dia 26 de setembro, as 8h30 da manhã, no sindicato rural de São José, nós vamos fazer uma sensibilização com o público interessado”, conta Marília.
Aulas
O programa acontece durante todo o ano de 2019. O primeiro módulo terá início no mês de março, apesar da sensibilização ser apenas em setembro. As aulas ocorrerão durante quatro dias por mês em março. A partir de abril até novembro, são três dias por mês de encontros, com período integral. Os encontros terminam no mêsde dezembro e têm duração de dez meses.
O curso possui aulas práticas e teóricas. “Escolhemos quatro propriedades para serem realizadas as aulas práticas”, prosseguiu a instrutora.
Festival
Em novembro terá um festival gastronômico de resgate cultural para que os alunos apliquem tudo o que aprenderam durante o curso, com pratos típicos da comida feita por produtores rurais.
Inscrição
As inscrições terão início no dia 26 de fevereiro, às 8h30. Os interessados devem ir até o sindicato, munidos de CPF e RG para fazer o cadastro.
Colher morangos em locais abertos ao turismo rural é uma das experiências mais prazerosas