Início / Local / Cartório Eleitoral preparado para as eleições

Cartório Eleitoral preparado para as eleições

Cartório Eleitoral preparado para as eleições

São 112 seções eleitorais, 800 pessoas designadas para trabalhar neste domingo

 

Urnas eletrônicas prontas, mesários e demais participantes dos trabalhos eleitorais treinados, escolas preparadas. Assim o Cartório Eleitoral de São José do Rio Pardo concluiu os preparativos para as eleições gerais deste domingo, 7 de outubro, no município.

Valdir José da Costa Calado, chefe do Cartório, confirmou que serão 112 seções eleitorais e 41.616 eleitores aptos a votar na Comarca, já incluindo os que não fizeram biometria.

Houve muita informação conflitante divulgada nos meios de comunicação do país a respeito da biometria, mas Valdir reitera que, desta vez, em São José não será exigida isso porque nem todos se cadastraram no novo método de votação durante o período em que ele foi feito na cidade.

“A questão relacionada à biometria é somente para aquelas zonas eleitorais, ou seja, para os municípios aonde for obrigatório esse procedimento. Esse não é o caso de São José do Rio Pardo, onde todos os eleitores votarão normalmente, independente de terem feito a biometria ou não”, confirmou.

Treinamentos

Sobre os treinamentos dos mesários, ele disse que aconteceram durante duas semanas, inclusive aos sábados. Serão 484 mesários atuando nas 112 seções, mais dois representantes da Justiça Eleitoral em cada local de votação, mais oito pessoas requisitadas pelo Cartório Eleitoral para auxiliar na distribuição do material na véspera da eleição. Haverá ainda guardas municipais e policiais militares a serviço da Justiça neste dia.

“O contingente chega a quase 800 pessoas trabalhando em São José do Rio Pardo trabalhando no dia da eleição”, resumiu Valdir. Esse pessoal é necessário, conforme explicou, para que haja segurança geral e não ocorra atraso na computação dos votos, que serão enviados a São Paulo ainda neste domingo, dia 7.

Valdir disse ainda que mais 12 urnas de contingência, ou seja, de reserva, estão preparadas na Comarca para substituir alguma que dê problema eletrônico ou problema de alguma outra natureza, neste domingo, o que é considerado raro.

Quem deixar de votar neste primeiro turno das eleições gerais não fica impedido de votar no dia 28 de outubro e quem estiver em outro município poderá justificar sua ausência lá mesmo, em alguma seção eleitoral. E quem for de fora e estiver aqui em São José poderá também procurar qualquer seção e fazer esse mesmo procedimento.

Valdir José da Costa Calado, chefe do Cartório Eleitoral: 12 urnas ficarão de reserva

Confira também

3ª descida de boia acontece neste domingo em São José do Rio Pardo

3ª descida de boia acontece neste domingo  em São José do Rio Pardo Está previsto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *