Comitê de Crise reúne segunda-feira e pode “afrouxar” algumas medidas
Prefeito Ernani prevê que isolamento de idosos continuará inalterado, mas outras medidas podem mudar
O prefeito Ernani Vasconcellos diz que nesta segunda-feira, dia 30, estará reunido com os integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise para avaliarem os resultados da situação de emergência decretada no município por causa do Covid-19 e, possivelmente, tomarem novas decisões. Ele acredita que poderá haver certa flexibilização em relação às medidas tomadas, mantendo o isolamento de idosos acima dos 60 anos, uso de máscaras em pessoas com suspeita de estarem com o vírus e demais ações preventivas.
Ernani concedeu entrevista ao vivo na rádio Difusora FM de São José do Rio Pardo no dia 27 e também falou com a Gazeta. Afirmou que o balanço da situação de emergência no município, até este momento, “é satisfatório”. E explicou: “A nossa maior preocupação era evitar o contato físico pessoal e isso a própria sociedade aderiu. Acho que o meu decreto até foi ameno em relação ao do governo do Estado, que veio depois, mas a falta de contato físico e o isolamento praticado pela sociedade funcionaram bem”.
Ele diz também que o calor dos últimos dias, aliado às medidas preventivas na área da saúde, contribuíram para que no município não surgissem casos suspeitos em grande quantidade, até o momento. “Acredito até que o coronavírus não se espalhe de uma forma tão forte aqui como vem ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos”, opinou.
Carreata
Informado de que está prevista, nas redes sociais, uma carreata de moradores neste domingo em frente a sua casa, Ernani comentou: “É algo precipitado porque eles não têm que ouvir só o Ernani e sim os governos estadual e federal, ou seja, os responsáveis pelos decretos superiores. Além disso, temos que ter bom senso para que, se tivermos que mudar alguma medida por decreto, que seja baseada em evidências”.
Citou que em São José, até sexta-feira, dia 27, havia 34 pacientes em isolamento social, com 19 casos notificados (12 locais e 7 importados), apenas 1 confirmado como coronavírus (e que já estava saindo de quarentena para ficar em casa), 6 descartados, 5 aguardando resultado e os demais com outros sintomas.
Questionado sobre o que achava do embate entre os governos federal e alguns estaduais, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, disse que “isso confunde porque nós, como prefeito, teremos que tomar as medidas certas e as que poderão ser afrouxadas no momento certo”. Afirmou também que o embate é político e deveria ser separado das medidas concretas de combate ao coronavírus.
“O público alvo tem que ser cuidado, mas é preciso amenizar as coisas para a massa trabalhadora”, opinou. Ele agradeceu a Câmara Municipal por ter antecipado R$ 100 mil do duodécimo à Prefeitura, a fim de usar esse recurso em gastos na área da saúde neste momento.
Foto Ernani

Ernani Vasconcellos: “Mudanças têm que ser baseadas em evidências”
Câmara suspende as reuniões ordinárias
Através do Projeto de Resolução nº 02, do próprio Legislativo, com data de 23 de março de 2020, os vereadores da Câmara rio-pardense decidiram “Suspender o expediente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, visando a prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19)”.
Essa suspensão inclui as reuniões ordinárias e o expediente interno da Casa. Segundo informações da assessoria parlamentar, porém, os vereadores poderão ser convocados a se reunir a qualquer momento para sessões extraordinárias convocadas pelo prefeito.
Difusora FM