Início / Local / Casos positivos crescem ainda mais. Agora são 80.

Casos positivos crescem ainda mais. Agora são 80.

Casos positivos crescem ainda mais. Agora são 80.

Segundo boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado na sexta (26), os números do quesito positivos de covid-19 em São José do Rio Pardo continuaram a subir: eram 77 no dia anterior, e agora são 80.

As notificações também aumentaram para 303, eram 299; o total de recuperados continua em 43. Os monitorados seguem em 121 e o total de negativados em 148. A cidade segue sem pacientes internados, registra 5 óbitos e um caso de morte suspeita.

“De acordo com o mapeamento realizado pela VE, além da Zona Rural, já são 23 os bairros onde foram registrados os casos de covid-19 no município: Centro, Vila Brasil, Jardim Eunice, Carlos Cassucci, Santa Tereza, Natal Merli, Jardim São Roque, Jardim Maria Maldonado, Buenos Aires, Vila Pereira, Zona Rural, Vila dos Comerciários, Jardim São José, Parque Beira Rio, Colinas São José, Jardim Aeroporto, Vila Formosa, Vila Maschietto, Domingos de Sylos, Santo Antonio, Colina Verde, Portal Boa Vista, João de Oliveira Machado, Vale do Redentor e zona rural”, diz a nota da Vigilância.

“A Vigilância Epidemiológica informa que o boletim informativo não será enviado mais aos finais de semana (sábado e domingo) e nem feriados, somente de segunda a sexta-feira”, destaca a nota..

Covid-19: São José permanece na fase laranja

Governo do estado fará proposta para ampliar realização de testes e o município aguarda as orientações

Durante a coletiva de imprensa do governador do estado, João Doria, na tarde desta sexta-feira, dia 26, foi anunciado que a região de São João da Boa Vista, que inclui São José do Rio Pardo, continuará na fase laranja, ou seja, fase 2 da flexibilização. Em contrapartida, São Paulo e o ABC Paulista progrediram para a fase amarela, e poderão reabrir os restaurantes e salões de beleza. A região de Ribeirão Preto continuará na fase vermelha. A quarentena será prorrogada até dia 14 de julho.

O prefeito Ernani Vasconcellos e a secretária municipal da saúde, Juliana Flausino, participaram do ‘Jornal do Meio Dia’, na rádio Difusora, e comentaram sobre a decisão do governo estadual.

“A gente quer que melhore, que passe para a fase amarela. Mas temos que dar graças a Deus que os casos não aumentaram muito. Temos tido mais diagnósticos, mas não temos aumento de internações e óbitos. Eu acho isso importantíssimo”, disse o prefeito.

“Eu considero uma vitória. Se formos analisar de uma maneira geral, muitas regiões deram um passo para trás. Temos regiões como a de Marília, que estava no amarelo, que voltou para o laranja e agora está no vermelho. A permanência na faixa de controle para nós, dá uma segurança de que estamos no caminho certo. Estamos conseguindo manter nossos casos sob controle. Hoje, dia 26 de junho, não temos nenhuma internação. Estamos tendo aumento no número de notificados sim, de casos positivos, mas já era esperado. Mas essas pessoas estão iniciando o tratamento rápido e os casos não estão se agravando”, declarou Juliana.

“Faremos de tudo para progredir. Mas a população não pode relaxar, tem que manter o uso de máscara, higienização, distanciamento, aquelas coisas básicas. São pequenas coisas que nos fizeram progredir até agora. Se puder ficar em casa, fique. Principalmente as pessoas idosas e com comorbidades. Aos primeiros sintomas, não deixem de procurar atendimento. Desde o início o pessoal da cidade aderiu aos cuidados, então esse mérito é deles”, afirmou Ernani.

Monitoramento Regional

“Lembrando mais uma vez que o monitoramento é a nível de regiões. Estamos na região de São João da Boa Vista, em constante conversa com as outras cidades, porque elas precisam andar no mesmo passo para que possamos conseguir permanecer no laranja buscando o amarelo. Se cada um fizer sua parte, vamos conseguir ir em frente”, prosseguiu a secretária.

Comércio e outros segmentos

“Para o comércio abrir, teve uma determinação do governo. Mas nós já estávamos trabalhando com essa possibilidade há dois meses. Quando abriu, foi de uma forma muito segura para todos. Foi uma parceria muito legal, e é dessa forma que estaremos trabalhando com todos os outros segmentos”, relatou Juliana.

Testes

“Tem uma proposta do estado para ampliar a realização dos testes para covid-19. Estamos aguardando as orientações do governo do estado, provavelmente entrará em discussão na próxima quarta-feira. Possivelmente os casos leves passarão a ser testados, e com isso também estaremos ampliando nossas ações. Hoje temos por volta de 1.300 testes rápidos. Temos também os testes laboratoriais, em parceria com alguns laboratórios que estão dentro da nossa rotina”, conta.

“O teste rápido é muito específico, então tem que ser feito com uma indicação muito bem avaliada. Precisa estar dentro de um prazo, a pessoa tem que estar sintomática. Às vezes acontece de dar um falso negativo, o que pode trazer a segurança que talvez não seja a mais indicada. Estamos seguindo todas as indicações do protocolo para não dar um passo falso”, informou Juliana.

“Infelizmente o teste em massa é muito difícil no Brasil. É uma possibilidade complicada, porque não tem logística. Estamos em um país de dimensão continental. É difícil levar para todos os estados. Entendo essa situação, da nossa realidade”, encerrou Ernani.

Confira também

3ª descida da boia teve excelente participação

3ª descida da boia teve excelente participação A 3ª descida da boia, sobre as águas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *