Início / Local / Coronavírus: Mococa confirma o primeiro caso de Covid-19 em homem de 64 anos

Coronavírus: Mococa confirma o primeiro caso de Covid-19 em homem de 64 anos

Por G1 São Carlos

A Vigilância Epidemiológica de Mococa (SP) confirmou o primeiro caso de Covid-19 em um homem de 64 anos.Ele fez o exame na rede particular em 25 de março, mas o caso entrou na lista de confirmados somente na segunda-feira (30).

O município aguarda o resultado dos exames de 15 casos suspeitos de coronavírus, entre eles o de uma mulher com mais de 60 anos, que morreu na madrugada de segunda-feira.

Homem está em isolamento

Segundo a coordenadora da Vigilância, Joanna Barretto Jones, o exame do homem de 64 anos foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz e aguarda validação.

“A gente sentiu necessidade de alertar a população sobre a ocorrência deste caso”, afirmou.

O homem, que teve contato com dois pacientes testados positivos em São Paulo, apresentou sintomas leves e decidiu fazer o exame que confirmou a contaminação. Ele está em isolamento domiciliar e passa bem.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a mulher que morreu tinha diabetes e não teve contato com casos suspeitos. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com síndrome respiratória aguda grave (Sars) e morreu pouco tempo depois.

“Não é um caso fortemente suspeito, mas nós colhemos o material para o exame conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde”, afirmou Joanna.

Exame para coronavírus. — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

Em São João da Boa Vista

A Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista (SP) confirmou três casos de Covid-19, nesta segunda-feira (30), após receber resultados de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz.

G1 entrou em contato com a assessoria da prefeitura para saber quais os casos confirmados, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.

Até a última atualização, na tarde desta segunda-feira, o município tem 48 pacientes aguardando resultado de exames e 170 pessoas sendo monitoradas em isolamento com sintomas gripais leves.

Medidas

São João da Boa Vista constrói hospital de campanha para atender casos suspeitos de coronavírus — Foto: Prefeitura/Divulgação

São João da Boa Vista constrói hospital de campanha para atender casos suspeitos de coronavírus — Foto: Prefeitura/Divulgação

A prefeitura de São João da Boa Vista decretou uma série de medidas para a contenção da disseminação do coronavírus no município.

O comércio deve ficar fechado até 7 de abril, com exceção de clínicas médicas, odontológicas e fisioterápicas, somente para atendimento com intervalo mínimo de uma hora entre as consultas, vedada a permanência de duas ou mais pessoas na recepção; estabelecimentos dedicados à venda de materiais hospitalares e de higiene e limpeza; Serviços de vigilância e segurança privada; serviços de transporte de táxi ou aplicativos de passageiros; operadoras de telecomunicações e provedores de internet; serviços funerários; bancas de jornais; lojas de materiais de construção, elétricos e hidráulicos; borracharias, oficinas mecânicas e auto elétricas.

Caminhões pipa abastecidos com dosagem especial de cloro fornecido pela Sabesp estão fazendo a desinfecção em pontos estratégicos da cidade.

A Prefeitura e o Centro Universitário Unifae estão instalando um hospital de campanha ao lado de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para receber pacientes com suspeita de coronavírus.

A estrutura abrigará consultórios, salas de triagem, recepção, sala de observação e sala de paramentação e está sendo feita com 15 contêineres cedidos pela faculdade de medicina. Cada um mede 6 x 3 metros e possue banheiro e ar-condicionado.

Os casos suspeitos do novo coronavírus serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) e encaminhados ao Hospital de Campanha. O eventual isolamento de pacientes será feito na Santa Casa, que irá receber um repasse municipal de R$ 2,3 milhões para se preparar para atender a demanda.

Texto e fotos – G1 São Carlos

Confira também

Copa São José de Futebol Misto começa com 41 gols marcados

Copa São José de Futebol Misto começa com 41 gols marcados Os artilheiros estavam em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *