Cerca de 500 participantes são esperados para a segunda edição do Desafio Difusora/Unip, que este ano terá uma premiação total de R$ 5 mil. Para os organizadores, as expectativas são as melhores possíveis. “Na primeira edição houve a participação de cerca de 340 pessoas, isso porque seguramos o número de inscritos. A previsão deste ano é que cheguemos a 500, mas queremos garantir não só uma grande quantidade de participantes, mas que eles sejam bem atendidos”, declara Marcelo Callegari Zanetti, professor titular de Educação Física da Unip de São José do Rio Pardo.
Segundo ele, o objetivo da corrida é realizar um evento de qualidade, promover atividade física para a cidade e região, e fazer com que as pessoas, a partir do Desafio, adotem uma vida mais ativa. “Foi o que a gente viu no ano passado, as pessoas se movimentando para participar da corrida e, depois, tendo essa vida mais ativa.”
A parceria entre Difusora AM, 88 Mais FM e Gazeta do Rio Pardo para a divulgação, e a Unip com sua estrutura, de acordo com Zanetti, permitirá a realização de um evento de muita qualidade. “Teremos um evento de grande qualidade porque estamos agregando a Unip, que já tem uma estrutura completa de todos os cursos na área da Saúde, como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia. É um evento que se destaca pela junção de grandes potências, como a Difusora, a 88 Mais e a Gazeta na divulgação, e a Unip que dá todo suporte para sua realização.”
O chefe de campus da unidade de Rio Pardo, Lucas Vitorino Alves Ferreira, explica que a realização do Desafio Difusora/Unip será integrada à programação da Feira do Empreendedorismo Rio-Pardense (FER), que acontecerá na Unip de 26 de outubro a 1º de novembro. “Com o professor Marcelo e a Viviane, a gente tentou unir a FER e o Desafio Difusora/Unip para agregar mais valor a todos, para que a sociedade rio-pardense possa conhecer um pouco da universidade e somar toda cidade e região. Sem dúvida nenhuma, a expectativa é a melhor possível”, diz.

Categorias
O Desafio Difusora/Unip terá uma série de categorias que abrangerão corrida infantil, adulto masculino e feminino, pessoas com deficiência, idosos, caminhada e diversos ouros eventos paralelos. A largada será no dia 1º de novembro, às 8 horas, no campus da Unip.
De acordo com o professor Marcelo Zanetti, o percurso já está fechado e o mapa será divulgado em breve. “Em uma das etapas, as pessoas podem correr 5 km ou 10 km. Vamos ter dois pontos de apoio com água, frutas para serem distribuídas depois da corrida.”
As inscrições, ao custo de R$ 50 que dá direito a kit com camiseta e medalha de participação, podem ser feitas na Rádio Difusora, na própria Unip em alguns dias com desconto para os alunos, e também pelo site da Runner Brasil – www.runnerbrasil.com.br.
A novidade deste ano é a Corrida Kids com crianças de até 13 anos, que serão divididas em categorias: até 8 anos – prova de 50 metros; de 9 a 10 anos – 100 metros; e de 11 a 13 anos – 200 metros. As inscrições de crianças serão feitas das 8h às 9h, no dia do evento, mediante a entrega de dois litros de leite longa vida, que posteriormente serão doados a instituições de caridade.
Difusora FM