Início / Local / Justiça condena Ernani por utilização de placa oficial em veículo particular

Justiça condena Ernani por utilização de placa oficial em veículo particular

Justiça condena Ernani por utilização de placa oficial em veículo particular

Acatando ação civil pública por prática de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público (MP) local, o juiz de direito da Comarca de São José do Rio Pardo, Wyldensor Martins Soares, condenou o prefeito Ernani Vasconcellos a pagar uma multa correspondente a dez (10) vezes o valor que o alcaide recebia mensalmente em 2018, acrescido de juros e correção monetária.

A denúncia do MP foi de autoria dos vereadores Rafael Kocian, Pedro Giantomassi, Carlinhos do PPA, Lúcia Libânio e Matheus Mafepi que, na Câmara Municipal, encabeçam a oposição ao prefeito.

A sentença não afeta os direitos políticos de Ernani e nem o mandato, como queriam os vereadores, mas, como se trata de decisão em primeira instância, o prefeito pode recorrer ao Tribunal de Justiça em São Paulo.

De acordo com o processo, a utilização da placa oficial 001, exclusive do veículo do chefe do Executivo, foi utilizada poucas vezes, o que não o exime de responsabilidade por uso indevido de patrimônio público.

Em sua defesa, o prefeito justificou que a Prefeitura não tinha um veículo adequado para suas viagens oficiais e ele, então, usava seu próprio carro para esse trabalho.

Ainda assim, o juiz Wyldensor Martins Soares considerou ilegal a utilização da placa oficial e alegou que a Administração Municipal possuía outros veículos aptos para as viagens do prefeito.

Este site tentou contato com o prefeito Ernani, mas a informação é de que ele estaria em seu consultório atendendo pacientes. A assessoria de Imprensa da Prefeitura ficou de enviar uma nota do próprio prefeito falando como se defenderá.

Como ocorreu

O Ministério Público em São José do Rio Pardo ajuizou,

com pedido liminar, uma ação de responsabilidade civil por improbidade administrativa contra o prefeito da cidade, Ernani Christovam Vasconcellos (PSB), por usar placa oficial 001 em seu veículo particular.

A prefeitura informou ao G1 nesta terça-feira (5) que ainda não foi notificada, mas que tomará as medidas cabíveis.

O documento tem como base uma representação protocolada pelos vereadores Rafael Kocian, Sidnei Morgan, Lúcia Libânio, Pedro Giantomassi, Carlos Aparecido de Oliveira e Matheus Mafepi, em junho do ano passado.

Confira também

3ª descida de boia acontece neste domingo em São José do Rio Pardo

3ª descida de boia acontece neste domingo  em São José do Rio Pardo Está previsto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *