Números preocupam: aumento de positivos, de internados e de óbitos
Os números crescentes dos casos de Coronavírus em São José do Rio Pardo estão preocupando as autoridades sanitárias, porque a piora ocorre praticamente em todos os quesitos. Os casos positivos por exemplo, chegam 305, eram 297; os internados na Santa Casa são 15 ( 13 de São José do Rio Pardo e 2 de Itobí), na UTI são dois deles, eram 14; e mais um óbito foi registrado, elevando para 9 o total de vítimas fatais pela doença no município. A vítima é um senhor de 83 anos de idade que estava internado na ala de covid-19 da Santa Casa e tinha outras comorbidades.
O informe da Vigilância Epidemiológica nesta sexta (7), aponta que 305 casos positivos, eram 297, 153 já foram recuperados; as notificações são 1.017, eram 1.011; monitorados somam 73, eram 72; negativos se mantiveram em 525 e aguardam resultados 187, eram 189 pacientes.
“Devido o aumento da doença nos últimos dias, a Prefeitura Municipal baixou uma portaria determinando que o Cemitério Municipal esteja fechado para visitas no domingo (9), dia dos Pais. O cemitério estará aberto apenas fazer sepultamento”, diz a nota da Vigilância Epidemiológica.
De acordo com o mapeamento realizado pela VE, além da Zona Rural, 26 bairros foram registrados com casos de covid-19 no município: Centro, Vila Brasil, Jardim Eunice, Carlos Cassucci, Santa Tereza, Natal Merli, Jardim São Roque, Jardim Maria Maldonado, Buenos Aires, Vila Pereira, Zona Rural, Vila dos Comerciários, Jardim São José, Parque Beira Rio, Colinas São José, Jardim Aeroporto, Vila Formosa, Vila Maschietto, Domingos de Sylos, Santo Antonio, Colina Verde, Portal Boa Vista, João de Oliveira Machado, Vale do Redentor, Jardim Santos Dumont, Jardim Nova Belmonte e Algenor Taddei.
Confiram abaixo os dois últimos boletins da Vigilância Epidemiológica para conferências.
Reclassificada para a fase amarela, São José pode reabrir setores não essenciais.
Integrante da região de São João da Boa Vista que foi reclassificada para a fase amarela, a cidade de São José do Rio Pardo está autorizada e poderá flexibilizar a partir de agora, os serviços não essenciais como bares, restaurantes, academias, templos religiosos, entre outros, que estavam impedidos de funcionar desde março.
A terceira fase (amarela), chamada pelo governo estadual de flexibilização, permite a abertura do comércio por seis horas diárias e amplia a capacidade de atendimento de 20% para 40%. Além disso, libera o funcionamento de salões de beleza, cabeleireiros, manicure e pedicure.
“Deveremos nos reunir extraordinariamente na próxima segunda-feira, dia 10, e decidir sobre a liberação destes setores”, disse o secretário de gestão Fernando Passos, em entrevista à Rádio Difusora 107,3 FM nesta sexta (7) afirmando, que mesmo com a reclassificação, anunciada pelo governo do estado, apenas após publicação de decreto municipal, os referidos setores poderão voltar a abrir.
“Ainda assim, com protocolo específico, com as capacidades de público reduzida, tanto nas academias, templos e outros que poderão ou não voltar a funcionar”, disse Juliana Flausino, secretária Municipal de Saúde, em entrevista à Rádio Difusora 107,3 FM.
Outra preocupação da secretária é com a piora dos números de covid-19 na cidade, que nesta manhã de sexta (7) beirava a casa dos 300 casos e com mais de 20 pessoas internadas, várias delas em UTI, dois deles utilizando respiradores.
“Com esta abertura de novos setores, precisaremos evitar a todo custo as aglomerações, e neste dia dos Pais, tomarmos todo o cuidado, evitando os afagos e higienizar muito bem as mãos várias vezes por dia”, disse Juliana, destacando que a capacidade internação hospitalar por Covid na cidade está no limite.
Mais informações sobre a mudança de fase, na edição impressa do Jornal Gazeta do Rio Pardo, neste sábado (8).
Avançaram da fase laranja para amarela
DRS XIV – São João da Boa Vista: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
Vejam como ficaram as regiões do estado de São Paulo após a reclassificação anunciada na sexta (7-8-2020)
Regiões na fase vermelha:
Franca
Registro
Regiões na fase laranja:
Sub-região Oeste da RMSP
Sub-região Norte da RMSP
São José do Rio Preto
Barretos
Presidente Prudente
Regiões na fase amarela:
Baixada Santista
Município de São Paulo
Sub-região Leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
Sub-região Sudoeste da RMSP
Araraquara
Araçatuba
Ribeirão Preto
Piracicaba
Bauru
Marília
Sorocaba
São João da Boa Vista
Taubaté
Campinas