Seis esportistas são homenageados na Câmara
Diploma de Mérito Esportivo, criado por Paulão da Rádio em 2003, foi entregue a eles
O Dia do Esportista, data que vem sendo lembrada pelo Legislativo Municipal há tempos, foi comemorado mais uma vez pela Câmara na noite de 19 de fevereiro, pouco depois de iniciada a 5ª sessão ordinária de 2019. Instituída em 2003, como lembra a assessoria parlamentar da Casa, a homenagem faz parte do calendário de eventos do Legislativo por iniciativa do então vereador Paulo Sergio Rodrigues, o Paulão da Rádio, que na época era presidente da Câmara.
Na terça-feira, assim, odiploma do Mérito Esportivo foi entregue por seis vereadores, que fizeram suas indicações como uma forma de reconhecimento a pessoas da comunidade rio-pardense pelo que fazem ou fizeram pelo esporte do município, praticando, organizando ou incentivando eventos. A condução dos trabalhos foi feita pela jornalista Giselle Torres Biaco, assessora parlamentar.
Os homenageados deste ano foram: Antônio Aparecido Amato (Toninho Amato), indicado pelo vereador Zildo de Oliveira Delmondes, que entregou o diploma à irmã do esportista, Sônia Emília Amato Angelini; Cristiano de Oliveira, indicado pelo vereador Sidnei Marin Morgan; João Marin, indicado pelo vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto; José Ricardo Procópio Machado (Buti), indicado pelo vereador Paulo Sérgio Ferreira (o diploma será entregue posteriormente); Laís Regina Viana, indicada pelo vereador Rafael Castro Kocian;e Márcio Henrique Prevital, esportista indicado vereador Marco AntonioGumieri Valério, que está substituindo o vereador Luis Henrique Artioli Tobias (afastado por licença médica).
CAPES
A Câmara está sugerindo a todas as instituições municipais de ensino, incluindo as creches e EMEBs, e ainda às escolas estaduais em São José do Rio Pardo, incluindo a ETEC, que divulguem e incentivem a participação de seus docentes no Edital Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores, promovido pela CAPES (*). Todas elas receberam esta semana um ofício do Legislativo local nesse sentido.
16 políticos
Outro assunto de iniciativa da Câmara foi o envio de correspondência a 16 políticos que foram votados em São José do Rio Pardo nas últimas eleições nacionais para que os mesmos se lembrem da cidade, mediante emendas parlamentares e empenhos no orçamento dos governos estadual e federal, a fim de destinarem verbas para o município. Criticados por só acusarem a administração municipal e nunca trazerem verba alguma para projetos de melhoria aos rio-pardenses, alguns vereadores decidiram fazer essas solicitações. Não se sabe, porém, se terão alguma resposta.
(*) CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que visa expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
Os esportistas homenageados e seus representantes estiveram presentes na sessão do dia 19
Síntese dos requerimentos
e indicações dos vereadores
Ao Executivo Municipal, solicitando informações sobre ou envio:
– programa de apoio às famílias sem teto – PROFAST;
– o Plano Municipal de Assistência Social;
– o currículo escolar municipal para o ensino infantil e ensino fundamental;
– transporte escolar;
– despejo de entulho em área institucional no Jardim Margarida;
– cobrança de taxa de manutenção no espaço da Feira do Produtor;
– transparência no site oficial da Prefeitura Municipal;
– inspeções e manutenção de viadutos e pontes do município;
– ponte de metal que ficava no acostamento da Avenida Perimetral;
– o andamento da Indicação 1250, feita em outubro de 2017;
– providências em andamento frente aos casos confirmados de dengue;
– desobstrução de passeio público que especifica;
– de lista de médicos contratados por credenciamento pela Prefeitura Municipal;
– as obras referentes ao sistema de tratamento de esgoto;
– de cópia das prestações de contas da Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva referente aos meses que especifica;
– obras na SP 211;
– o Programa Internet para Todos do Governo Federal;
Ao Executivo Municipal, sugerindo:
– a manutenção da ciclovia nas proximidades do Grêmio Nestlé;
– a pintura de faixas no asfalto da Estrada do Sítio Novo;
– a poda de árvores na lateral da Ponte Adhemar de Barros;
– a realização de recapeamento na Avenida dos Braghettas, no Distrito Industrial- a participação do município no ‘Programa Nossa Casa’ do Governo Estadual;
– a realização de coleta de lixo ao menos uma vez por semana na Estrada do Sítio Novo;
– a troca da iluminação e o recapeamento em via que especifica;
– a instalação de placas indicativas de nomes de ruas no Jardim Margarida;
– a notificação de proprietário de terreno no Jardim Margarida, para limpeza;
– a efetuação de limpeza da Praça Heitor da Gama Correa, no Bairro Santo Antônio;
– a reforma completa do Centro Comunitário do Bairro Natal Merli;
– a implantação do recolhimento mensal de objetos descartados pela população nas ruas;
– a utilização da Lei nº 4.489, de 30 de abril de 2015, que “Dispõe sobre a instituição de Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas do Município de São José do Rio Pardo e dá outras providências” para a implantação do novo Distrito Industrial;
– a limpeza ao redor da Mata da Paixão, no trecho da Rua Antônio Carneiro de Araújo;
– o conserto dos pontos de ônibus danificados da cidade;
– a realização de serviços de roçamento de mato nas proximidades da passarela do Bairro Domingos de Sylos com a Avenida Brasil.