Início / Local / Semana do Meio Ambiente 2019: Ações contam com boa participação popular

Semana do Meio Ambiente 2019: Ações contam com boa participação popular

Semana do Meio Ambiente 2019: Ações contam com boa participação popular

As ações programadas para a comemoração da Semana do Meio Ambiente 2019 contaram com boa participação popular.  As palestras  realizadas, todas focadas no Meio Ambiente, e que aconteceram no período noturno no Mercado Cultural, foram acompanhadas  alunos do ensino médio, universitários, educadores e produtores rurais.

As campanhas ambientais realizadas nas escolas, como a troca do óleo de cozinha usado,  por produtos de limpeza, que na EMEB São Judas Tadeu totalizou 150 litros foram um sucesso. As escolas ainda servem como pontos para o recebimento do lixo eletrônico e materiais reciclados, além da campanha de arborização urbana, realizada pela EMEB Zélia Maria Zanetti, que consiste na visita de alunos às residências do bairro e orientam os moradores sobre a importância do plantio de árvores nas calçadas. As palestras do Rio Pardo Rio Limpo,  realizadas nas EMEB São Judas e Zélia Maria Zanetti também  contaram com excelentes participações da classe estudantil do ensino fundamental e de suas equipes técnicas.

A visita técnica à Fundação de Pesquisa, estação de experimentos em vários produtos, como a cebola, mandioca, laranja e outros,  contou com  a presença de vários produtores do município onde puderam conhecer uma propriedade rural referência para o Programa Município VerdeAzul. Ainda na área rural, ocorreu a campanha de orientação e a coleta de embalagens de agrotóxico vazias que totalizaram dois caminhões lotados.

Pelo Projeto Ecovida Dr. Gastão Roberto da Cunha,  foram plantadas árvores em uma praça do bairro Bonsucesso com a participação do TG 02038  e de alguns bebês. Algumas escolas também adotaram praças e áreas verdes e realizaram atividades em comemoração ao dia do Meio Ambiente.

“Percebemos que a cada dia  a conscientização da população e o despertar  para  um município sustentável. Quero agradecer todos os parceiros e a população que prestigiou os nossos eventos”, disse a professora Renata Vechini Dalbn, chefe de Sessão Educação Ambiental e interlocutora do Programa Município VerdeAzul. “Estamos plantando uma sementinha, dando a nossa contribuição para um planeta melhor”, disse o secretário de agricultura e meio ambiente Hélio Escudero, destacando que o cronograma de ações ambientais previstas para 2019 será integralmente cumprido.

 

Programação do dia 8-6-2019

Caminhada Ecológica e Passeio Ciclístico – Rio Pardo Rio Limpo.

Lançamento Oficial: Campanha do Agasalho Ação Ambiental com o apoio do TG 02 038-Local: DEC – Departamento de Esporte e Cultura. destino: Obra do Esgoto de São José do Rio Pardo no Jardim Claudia Inscrição:Caminhada Ecológica e Passeio Ciclístico – Rio Pardo Rio Limpo.

 

Programação 7 de junho de 2019

08:30 -Arborização Urbana com o Grupo As Estrangeiras de São José do Rio Pardo Local: Área Verde próximo a Rodoviária. Plantio de Jequitibá

16:00 Ciranda de Experiências com os técnicos do CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Regional
Sustentável Local:  Paulinho Girotti.

 

 

Programação 6 de junho de 2019

09:00 Projeto EcoVida: ‘‘Dr Gastão Roberto da Cunha’’
Plantio de Mudas- Local: Estrada do Bonsucesso

9:30 às 15:30

Projeto Rio Pardo Rio Limpo: Esgoto Tratado
Local: EMEB Profª ‘‘ Zélia Maria Zanetti’’

Projeto Rio Pardo Rio Limpo: Esgoto Tratado Local: EMEB Profª ‘‘São Judas Tadeu’’

Projeto Rio Pardo Rio Limpo:
Esgoto Tratado
Local: EMEB Profª ‘‘ Zélia Maria Zanetti’’

Projeto Rio Pardo Rio Limpo:
Esgoto Tratado
Local: EMEB Profª ‘‘São Judas Tadeu’’

19:00 Relato de Experiência: Educação Ambiental na Creche Professoras da Creche EMEB
‘‘Gilda Zanetti Mansano’’

   

19:30 Palestra: A Educação Ambiental no Debate das Idéias e das Ações Profª Mestre Sofia Valeriano

Programação dia 5 de junho de 2019

08:00  Projeto Troca do Oléo de cozinha por produtos de limpeza, pela Emeb São Judas Tadeu

9:00 Visita Técnica na Fundação de Pesquisa Instalação Modelo Programa Município VerdeAzul
Local: SP 350 / KM 257

19:00 Relato de Experiência: Educação Ambiental: Cooperação e Criatividade Professoras do Ensino Fundamental
da EMEB ‘‘São Judas Tadeu’’ Local- Mercado Cultural

19:30 Palestra: A Importância da Educação Ambiental nas Escolas Profª Drª Leiri Valentim Local- Mercado Cultural

   

Programação para o dia 4 de junho de 2019

07:00 horas,  Reflexão sobre o Programa
Município VerdeAzul com  TG 02-038
Local: Mercado Cultural

08:30 às 16 horas- Exposição do Meio Ambiente nas
Escolas Municipais de São José do Rio Pardo

13:00 – Roda de Conversa sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Local: EE Dr. João Gabriel Ribeiro

Ainda tivemos os relatos de experiências das escolas: Emeb São Judas Tadeu , EMBEV Zélia Maria Zanetti e Creche Gilda Zanetti Mansano.

19:30 Palestra: Arborização Urbana- Eng. Agrônomo: Luiz Roberto, no Mercado Cultural.

 

Vejam como foi o primeiro dia de atividades da Semana do Meio Ambiente 2019

 

Confiram a programação de eventos para o dia 3-6-2019

Com o lançamento do Hino do Meio Ambiente, através do Projeto Vida Iluminada, da Unimed, (Monitora Dara e professor de música Anderson) e com a abertura da exposição Casarões Antigos, do artista riopardense Otávio Callegari, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, teve inicio na segunda-feira (3-6-2019) a Semana do Meio Ambiente 2019 , evento da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo que visa conscientizar a população sobre a importância de preservação do  Meio Ambiente. Serão realizadas ações durante todos os dias desta semana, como palestras, plantio de arvores, coleta de resíduos sólidos e outros.

Logo de manhã, às 8 horas, ocorreu a apresentação do Projeto Vida Iluminada, da Unimed, que entoou o hino do Meio Ambiente, com letra e música do próprio grupo.

 

 

Em seguida, no prédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente  foi inaugurada a exposição Casarões Antigos.

Depois, foi realizada a campanha de Coleta de Resíduos Sólidos, que consistiu na coleta de embalagens de agrotóxicos na região do Bom Jardim, Taquara Branca, Água Fria e Santa Lucia. Pelo menos dois caminhões lotados de embalagens foi recolhido  e entregue a IMPEV que dará a destinação final do produto.

 

Ainda na segunda-feira (3-6-2019) ocorreu a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no Mercado Cultural, com a presença do promotor Dr. José Claudio Zan, que fez a abertura oficial do evento.

Promotor Zan abre oficialmente a  Semana do Meio Ambiente

O promotor de justiça José Cláudio Zan falou na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 3 de junho, no Mercado Cultural.

O evento – realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – teve presença de produtores rurais, representantes de entidades, secretários municipais, estudantes, além do Tiro de Guerra 02-038, da Corporação Musical Euclides da Cunha e Ordem Demolay. O prefeito Ernani Vasconcellos esteve presente e a Câmara foi representada pelo vereador Zildão do Prado.

Na sua explanação, Zan falou sobre as questões ambientais do município, destacando a Lei Orgânica que mesmo criada no final dos anos de 1980, possui vários dispositivos que tratam do assunto. Ele observou a complexidade do tema, enumerando as muitas formas de meio ambiente que existem e ressaltou ainda que o cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade de todos: sociedade e poder público. Conforme observou, é preciso diálogo para que haja equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.

Para o secretário interino de Agricultura e Meio Ambiente, Helio Escudero, a participação do promotor foi um ato de grande contribuição à população.

Ao se pronunciar, o prefeito Ernani Vasconcellos aproveitou para falar de sua preocupação com o descarte de lixo no município. Relembrou os esforços de sua gestão para a conclusão das obras do tratamento de esgoto e adiantou que tem buscado solução para o tratamento dos resíduos sólidos com projetos que agreguem a geração de energia. “Penso que se cada um fizer a sua parte vamos deixar para as futuras gerações uma qualidade ambiental melhor”, completou.

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue até o dia 8 de junho, envolvendo escolas, entidades e demais convidados.

Quem for acompanhar as atividades no Mercado Cultural ainda poderá ver uma exposição de objetos confeccionados em projetos da Escola Especial Cáritas com o uso de materiais recicláveis.

 

 

Confira também

2° Torneio de Mini Campo Inter Setores Nestlé Rio Pardo – Cerejuve e Barcelona Cereais venceram em rodada que teve 14 gols marcados.

2° Torneio de Mini Campo Inter Setores Nestlé Rio Pardo – Cerejuve e Barcelona Cereais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *