Início / Local / Urgente! Prefeitura decretará novo pacote de restrições por 15 dias

Urgente! Prefeitura decretará novo pacote de restrições por 15 dias

Urgente! Prefeitura decretará novo pacote de restrições por 15 dias

Em reunião realizada na noite de ontem, quarta-feira (24), o comitê de enfrentamento à pandemia deliberou pela suspensão das aulas presenciais em todas as escolas de São José do Rio Pardo. A decisão
Vale para as municipais, estaduais e particulares, pelo período mínimo de 15 dias.

Também foi estabelecido que o município vai seguir as instruções do Plano São Paulo, decretando medidas mais restritivas à população, inclusive toque de recolher.

Significa que, também pelos próximos 15 dias, as igrejas e o comércio não poderão funcionar após às 20h00. Apenas os serviços de delivery, postos de combustíveis e drogarias, poderão trabalhar até às 23 horas.

A medida estabelece que não será permitida a circulação de pessoas e veículos no período das 23h00 às 5h00 da manhã. À exceção dos trabalhadores que comprovem estarem a serviço.

As forças policiais do município e o serviço de fiscalização farão  a atuação de toda e qualquer pessoa que não comprove a necessidade de estar circulando pelas ruas.

Um amplo decreto regulamentando as decisões da reunião será publicado ainda nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial do município.

Informativo Epidemiológico anuncia mais 20 casos positivos e mais dois óbitos.

O Informativo Epidemiológico desta quarta (24) informa que mais 20 novos casos são confirmados e São José do Rio Pardo agora está com 2.237 positivos.

Ainda segundo o boletim, há 14 pacientes internados no hospital local, dos quais, 4 em UTI e há 04 pacientes na UTI e 02 em quartos de hospitais de outras cidades da região. O município de óbitos também aumentou e já são 42 vidas perdidas pela doença no município.

A Câmara Municipal aprovou em regime extraordinário da tarde desta quarta, projeto de lei do Poder Excecutivo que prevê o endurecimento das regras contra aglomerações registradas, principalmente em festas clandestinas, com a aplicação de pesadas multas.

Confiram abaixo os dois últimos boletins da Vigilância Epidemiológica para conferências.

São José do Rio Pardo   anuncia  que vacinação para pessoas com mais de 80 anos a partir do dia 1º de março

Pessoas com 80 anos ou mais, serão os próximos a receber a imunização. De acordo com o face da Prefeitura, esta faixa etária começará receber as doses em 1º de março. É necessário apresentar documento oficial original, como RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Vacinação nos dias 01, 02 e 03 de março no sistema de drive-thru na Praça do Mercado e no Centro de Saúde das 8h às 12h. E durante toda a semana no Centro de Saúde das 8h às 12h”, disse Gisele Flausino, da Vigilância Epidemiológica, no facebook da Prefeitura Municipal. A Secretaria da Saúde recomenda aos familiares de pessoas acima de 80 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro, baixando a ficha de cadastro manual, e levar a ficha preenchida para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a Covid-19.

O cadastramento economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. A Prefeitura Municipal através da Secretária de Saúde e Vigilância Epidemiológica realizou a vacinação contra a Covid-19 para idosos entre 85 e 89 anos, seguindo uma escala de aplicação das doses para evitar filas e aglomeração. A estimativa é que 570 idosos fossem vacinados.

Suspensas as aulas das escolas municipais

As aulas na Rede Municipal de São José do Rio Pardo que seriam retomadas na segunda (22) foram suspensas. A informação consta do facebook da Prefeitura Municipal divulgada na noite de quinta (18).

Segundo a nota, a decisão foi tomada em conjunto com as Secretarias de Educação e Saúde, que optaram por suspender o retorno às aulas presenciais em São José do Rio Pardo na rede Municipal de Educação, “para preservar o sistema de saúde que vem sofrendo com o aumento de casos da Covid-19.”, diz a nota.

A decisão tomada se refere no âmbito das escolas municipais. As escolas estaduais, de responsabilidade do governo do estado, seguem com suas atividades normais

Pela região, segundo o G1 São Carlos e Araraquara

Com alta da Covid, São João da Boa Vista terá toque de recolher e volta às aulas presenciais é adiada

Com a alta dos casos de Covid-19, a Prefeitura de São João da Boa Vista (SP) vai decretar toque de recolher das 19h às 5h a partir de quinta-feira (25). O anúncio foi feito em coletiva na manhã desta terça-feira (23).

Nesse período, todas as atividades devem fechar, exceto hospitais, farmácias e indústrias. O decreto ainda não foi publicado.

A volta às aulas presenciais, prevista para março, foi adiada.

O município conta com 3.388 casos da doença, sendo 65 mortes, 21 apenas no mês de fevereiro.

São João da Boa Vista decreta toque de recolher para conter avanço da Covid-19

Veja as regras anunciadas na coletiva:

  • A partir de quinta, todas as atividades produtivas, menos hospitais farmácias e indústrias, deverão fechar das 19h às 5h. A circulação nas ruas será permitida até as 20h para o deslocamento dos trabalhadores.
  • Postos de combustíveis podem abastecer apenas veículos públicos após esse horário.
  • Restaurantes poderão funcionar com delivery até às 22h. Venda de bebida alcoólica fica proibido de todo jeito.
  • a multa para decumprimento será de R$ 120 (pessoa física) e R$ 500 (empresas).
  • transporte público o circula até as 20h.
  • transporte urbano intermunicipal o passageiro se for abordado terá que apresentar a passagem e o destino na cidade
  • fiscalização será por conta da PM e Policia Civil

Aumento de casos em janeiro e fevereiro

Segundo a prefeitura, em janeiro e fevereiro a cidade teve um aumento diário no número de casos nunca antes registrados durante a pandemia. Em fevereiro foram registrados 730 casos e, em janeiro, 895.Casos e mortes por Covid-19 em São João da Boa Vista3317173232424211011033239239442922927727527533195195444994996689589512127837832121MarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezJanAté 23 de Fev01000250500750Fonte: Prefeitura Municipal

Ainda segundo a prefeitura, a Santa Casa está em situação crítica e os 10 leitos de UTI estão constantemente ocupados, sendo necessário transferir moradores para outras cidades.

Foi feito pedido para dobrar o número de plantonistas e foi necessário ampliar os leitos de enfermaria, que eram 10, passaram pra 12 e agora são 20.

Informou ainda que o oxigênio está no limite. E disse também que a cidade corre o risco de enfrentar uma crise como a de Araraquara, se não tomar medidas mais rígidas

Aulas presenciais adiadas

A prefeitura informou que as aulas presenciais que estavam previstas para retomada em 1º de março serão adiadas. Ainda não há uma nova data.

As aulas remotas e a retirada de materiais serão mantidas, assim como a entrega de kits e marmitas na zona rural.

Governo de SP determina restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado a partir de sexta-feira.

Segundo governador João Doria, medida irá até o dia 14 de março foi tomada após recorde de pacientes com Covid-19 internados em UTI. Gestão afirma que fará força-tarefa de fiscalização com integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.

O governo de São Paulo determinou restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado. A regra entra em vigor a partir desta sexta-feira (26) e vale até o dia 14 de março.

Anunciada nesta quarta (24), a medida é complementar ao plano de flexibilização econômica, o chamado Plano São Paulo. A medida foi tomada após o estado registrar o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia. O governo teme que os leitos se esgotem em 22 dias.

O cumprimento da restrição de circulação deve ser fiscalizada por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon (leia mais abaixo).

Principais pontos da nova medida

  • Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição.
  • Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano SP, e devem fechar às 20h ou às 22h, a depender da região do estado.
  • Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos.
  • Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.
  • Polícia vai fazer blitze de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas para pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

A criação de um horário de restrição foi, segundo o governador, orientada por médicos e cientistas que fazem parte do comitê de saúde do governo estadual.

“Dado o fato de que chegamos a um recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado”, disse o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa nesta quarta (24).

 João Doria, (PSDB) Governador de São Paulo, participa de coletiva de imprensa para falar sore o combate ao Coronavírus, (Covid-19) no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta feira (24).   — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

João Doria, (PSDB) Governador de São Paulo, participa de coletiva de imprensa para falar sore o combate ao Coronavírus, (Covid-19) no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta feira (24). — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Doria destacou que a medida não é equivalente a um ‘lockdown’, quando as pessoas são efetivamente proibidas de circular.

“O transporte público não será interrompido. Ele será restringido, limitado, mas não será interrompido. Não vamos punir as pessoas que estejam retornando para casa. É um toque de restrição, não é lockdown”, disse o governador.

O que muda

Embora o governo estadual tenha defendido que a nova medida será eficaz para coibir aglomerações em bares e festas clandestinas, que costumam ocorrer no período noturno, a restrição de circulação tem pouco efeito prático porque as restrições do Plano São Paulo já impedem o funcionamento de serviços não essenciais após as 22h.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), acompanhado de sua equipe, durante coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, na tarde desta quarta-feira (24) — Foto: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), acompanhado de sua equipe, durante coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, na tarde desta quarta-feira (24) — Foto: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo afirmou, porém, que desta vez fará uma força-tarefa para ampliar a fiscalização dos estabelecimentos, mas não esclareceu o que será feito com o cidadão que desrespeitar as novas medidas. As vigilâncias sanitárias, a Polícia Militar e o Procon devem integrar a força-tarefa.

“Há uma força tarefa de fiscalização, para que essas medidas sejam seguidas por todos. Isso vai ser feito em conjunto pelas vigilâncias sanitárias municipais e do estado, pela Polícia Militar e pelos Procons. E aqui temos o 0800 para denúncias da população [0800-771-3541]”, afirmou o coordenador do centro de contingência, o médico Paulo Menezes.

Os médicos que participam do comitê de saúde do governo disseram que os comportamentos da população à noite são mais arriscados para a propagação do vírus. No entanto, os porta-vozes não apresentaram estudos que analisem as taxas de contaminação no estado em diferentes horários.

Governo de São Paulo faz coletiva de imprensa para falar sore o combate ao coronavírus e apresenta telas com novas medidas de restrição em SP — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Governo de São Paulo faz coletiva de imprensa para falar sore o combate ao coronavírus e apresenta telas com novas medidas de restrição em SP — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o direito de ir e vir não será restringido, mas passa a haver multa para descumprimento de protocolos, para além da multa já estabelecida para quem não usa máscara.

A secretária, no entanto, não esclareceu quais multas novas serão aplicadas.

“Não vamos penalizar de forma alguma quem está trabalhando e cumprindo protocolos. Essa é uma mensagem pedagógica e simbólica para a população porque, até hoje, as multas eram restritas ao uso de máscaras e não ao descumprimento do Plano SP”, afirmou.

“Isso muda, e isso é muito importante. Nós vamos ter uma fiscalização que vai estar muito mais concentrada em verificar aglomerações, não apenas estabelecimentos comerciais”, completou.

Confira também

Copa Difusora 80 Anos – Nos penais, São José Sport Botafogo vence a Ponte Preta e conquista o caneco de campeão

Copa Difusora 80 Anos – Nos penais, São José Sport Botafogo vence a Ponte Preta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *