Documentário sobre Paulo Surian está quase pronto
“Retrato de um Lutador” será o título do filme, que já entrou na fase final de produção
Na ultima semana, os produtores do documentário Retrato de um Lutador, Bruno Cesar e Leonardo Locateli, estiveram na Usina Itaiquara e em Tapiratiba, locais onde o lutador Paulo Surian morou por alguns anos durante a infância. Filmaram as casas nas quais ele morou, as escolas em que estudou e muitas histórias foram registradas.
O documentário retrata a vida de Paulo Surian, lutador rio-pardense com maior número de títulos e recordes nas Artes Marciais, títulos nacionais e internacionais, além de vitórias fora do país.
Surian que foi o primeiro rio-pardense a fazer uma luta de MMA profissional, reconhecida pelo Sherdog (banco de dados internacional, com todas as lutas profissionais do mundo) Foi o primeiro rio-pardense a ser campeão mundial no jiu-jitsu, primeiro a sagrar-se campeão de Boxe e Jiu-jitsu fora do país, primeiro a fazer e vencer lutas de boxe em eventos oficiais, primeiro e único rio-pardense a vencer na conceituada Forja dos Campeões (campeonato tradicional de boxe), que existe há mais de 50 anos. Foi lá que Maguila, Popó, Eder Jofre, entre outros, foram campeões. Foi ainda o primeiro e único rio-pardense com títulos expressivos em 5 modalidades de luta: Boxe, MMA, Jiu-jitsu, Wrestling, Kickboxing.
Toda história desse representante rio-pardense no esporte mundial será retratada no documentário, que está quase concluído. Os produtores informam que pretendem lança-lo logo que a situação da pandemia melhorar no Brasil.
Promotor do Open de Submission aguarda a redução da pandemia para voltar com eventos
Realizado por um dos promotores de eventos de Jiu-Jitsu, Ernando Cesar, o “Open de SUBMISSION” já foi realizado com sucesso em anos anteriores, em períodos em que não haviam restrições. E, naqueles eventos, contaram com atletas que hoje são estrelas das artes marciais e também do UFC, como Ricardo Ramos, o Carcacinha, entre outros. As disputas também recebiam grandes públicos da cidade, de várias regiões do estado e até mesmo do país.
“Outros lutadores como Gustavinho Saraiva, Ricardo Mesquita, Piter Frank e Silvio Duran também surgiram nesses eventos que, apesar das restrições, vêm sendo realizados, seguindo os protocolos de saúde”, diz Ernando Cesar , destacando que, recentemente, em São Paulo, foi realizado o Campeonato Mundial da modalidade.
“Apesar de estar tendo eventos pela região, eu prefiro esperar as coisas se normalizarem para passar a realiza-los novamente em São José do Rio Pardo. Dá saudade dessa aglomeração saudável”, concluiu Ernando.
AAR oferece aulas de musculação aos associados
A academia da Associação Atlética Riopardense vem tomando todos cuidados e seguindo protocolos para que possa proporcionar aos seus associados segurança e bem-estar físico. A musculação, quando realizada sobre supervisão adequada de um profissional de educação física, representa uma excelente opção para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, pois qualquer indivíduo pode se beneficiar dela, desde que o protocolo seja ajustado à sua realidade e objetivos.
Diminuição da perda de massa muscular, redução da gordura corporal, diminuição das dores lombares, melhora do sono, minimização da ansiedade e da depressão, prevenção de doenças cardíacas, controle de diabetes, diminuição de riscos de quedas e fraturas, controle da pressão sanguínea, combate à osteoporose, aumento da autoestima, combate ao colesterol e às doenças crônicas, diminuição no processo de envelhecimento, fortalecimento dos ossos e melhoria da estética – são alguns dos benefícios obtidos pelos praticantes de musculação.
Para o coordenador de esportes Carlos Henrique Prevital Fileni, “além dos benefícios listados, a prática do exercício físico é um importante aliado contra a Covid-19, pois o mesmo fornece a proteção imunológica contra a infecção pelo vírus”. Ele recomenda: “Pratique esportes, pratique saúde”.
Futsal discute protocolos para voltar em abril
A volta das competições de futsal entre equipes da região foi o tema discutido entre o presidente da Liga Rio-pardense, Carlos Henrique Rodrigues (Chimbica), o diretor de esportes de Mococa, Marcelo Bianconi e o funcionário da Prefeitura de São José, Beto, em reunião realizada na manhã de quarta-feira (3).
Indagado sobre uma provável volta da prática da modalidade na região, Chimbica disse: “ Se Deus quiser, abril”. Em função da pandemia, que ainda persiste, uma série de medidas de segurança estão sendo discutidas e deverão ser implementadas, se necessárias, na volta dos certames que vierem a ser realizados.
Anualmente, a entidade promove certames masculinos e femininos, com participação de dezenas de cidades do estado de São Paulo e também de Minas Gerais. Em tempos sem pandemia, esses certames reuniram centenas de atletas.
Aulas na escolinha de futebol da AAR continuam suspensas
A prática do futebol, suspensa em todo o município e ainda sem data para retornar, principalmente agora com a regressão de todo o estado para a fase vermelha por causa da pandemia de coronavírus, está afetando também as atividades das escolinhas.
Na AAR, por exemplo, segundo o professor Djalma, as aulas estão suspensas há dois meses e também não há previsão de retorno. “Infelizmente estão paradas sim. A diretoria tomou essa medida por precaução, pois está alarmante o número de casos, já estamos entrando no segundo mês sem atividades”, lamentou o professor Djalma.
Vereador tem audiência na Secretaria de Esportes e consegue KIT Esportivo para o Cáritas.
Obteve também a garantia de instalação de uma academia ao ar livre no bairro Santo Antonio, já pleiteada no ano passado, e solicitou mais uma para o município.
O vereador Henrique Torres (PSDB) foi recebido na última quarta (3)pelo chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Esportes do Estado de São Paulo Jeferson Oliveira para um kit de material esportivo , reivindicado por ele para atender entidade Cáritas, que na cidade cuida de jovens deficientes. A escola oferece aos seus alunos orientação pedagógica especial, atividades esportivas e lúdicas.
“Aproveitei a visita para cobrar uma academia ao ar livre que foi solicitada na gestão passada, pela Dona Adalgisa, moradora do Bairro Santo Antônio para atender toda a comunidade do bairro”, disse Henrique.
O vereador agradeceu a recepção que obteve por parte do Jeferson, que confirmou que irá atender este pedido antigo e que já havia solicitado, à administração atual o plano de trabalho para poder entregar a academia.
“Inclusive solicitei uma outra academia ao Chefe de Gabinete e ele garantiu que assim que o prefeito municipal enviar os documentos dessa primeira, vai atender a cidade”, disse o vereador, afirmando que na próxima sessão da Câmara deverá informar o resultado da viagem aos seus pares e pedir para ao prefeito a agilização no encaminhamento do projeto.
Na mesma audiência, o vereador agradeceu a Secretaria de esporte através do Jeferson pela verba de R$ 250 mil liberada em 2020 para o projeto de natação idealizado pelo professor Iury Abrão, ex-presidente do DEC e que já está em fase de implantação no Centro de Lazer do bairro Vale do Redentor.
Henrique Torres fez a viagem por conta própria sem utilizar recursos públicos.
Homenagem
Grandes nomes do futebol rio-pardense
José Armando Sossai, o Mando Sossai, nos deixou há mais de 20 anos. Foi um grande apaixonado pelo futebol varzeano de São José e, portanto, ilustre personalidade rio-pardense.
Mando formou a Portuguesa da Vila Maschieto, que deu oportunidades a centenas de atletas do município, que puderam mostrar suas habilidades com a bola.
Pessoa com deficiência, ele nunca reclamou das dificuldades de locomoção para acompanhar a sua gloriosa esquadra, que chegou a ser campeã da Taça São José e de tantas outras conquistas marcantes do futebol rio-pardense.
Torcedor fanático do Botafogo, do Rio de Janeiro, Mando Sossai, faleceu ainda jovem, com apenas 52 anos, em 26-10-2000, mas deixou uma importante contribuição ao futebol rio-pardense, que não podemos esquecer jamais.