Início / Local / Reunião no Barreirinho teve palestra do Corpo de Bombeiros

Reunião no Barreirinho teve palestra do Corpo de Bombeiros

Reunião no Barreirinho teve palestra do Corpo de Bombeiros

Uma palestra sobre a prevenção de incêndios florestais na zona rural e em residências,  e sobre os primeiros socorros à pacientes  ou  crianças , foi proferida pelos  soldados Austerino e Batista, do Corpo de Bombeiros de São José do Rio Pardo na noite de terça (14) na Capela do bairro Barreirinho, em mais uma ação  do Núcleo Rural, evento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Inicialmente, de posse de um abafador e de uma bomba costal, os soldados explicaram as primeiras ações que os produtores precisam tomar, até a chegada da unidade do Corpo de Bombeiros. “Geralmente, na maioria dos registros, quando preparado, o próprio produtor consegue apagar o incêndio”, disse o   soldado Austerino.

Em seguida, os bombeiros mostraram como socorrer vítimas de acidentes, principalmente com os idosos, os cuidados para evitar traumas na coluna, como imobilizar as vítimas, como agir em casos de engasgamento, massagens cardíacas, além de orientações de primeiros socorros em variados tipos de ocorrências. Eles utilizaram bonecos similares ao corpo humano para exemplificar as ações de primeiros socorros e o público presente participou ativamente.

De acordo com Renata Vechini Dal Bon (Chefe de Sessão de Educação Ambiental) e Interlocutora do Programa Município VerdeAzul, o  objetivo do evento, “foi informar aos moradores da região, as técnicas e manobras padrão de atendimento às vítimas de acidentes e mal súbitos, mantendo-as com vida até a chegada de auxílio especializado além da diminuição do números de queimadas no município”.

“Estamos introduzindo nas reuniões dos Núcleos que são realizadas semanalmente, palestras com profissionais das mais diversas áreas, com o intuito de proporcionar ainda mais conhecimento técnico aos moradores da zona rural”, disse o diretor de Meio Ambiente Paulo Sérgio Rodrigues.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Hélio Escudero, atender a classe produtora do município e os moradores das referidas localidades, é o principal objetivo do programa. “Por exemplo, no caso das queimadas já obtivemos sucessos com a diminuição drástica do registro de incêndios, mais esse índice precisa cair ainda mais”, disse ele.

Confira também

1ª Copa Regional Unimed de Futebol 2019- Troféu Mário Franchiosi (Bauer) – Nacional (Grama) vence o Cantoia (SCP) por  3×1

1ª Copa Regional Unimed de Futebol 2019- Troféu Mário Franchiosi (Bauer) – Nacional (Grama) vence …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *