Início / Local / Cidade tem 2 casos de dengue e 7 suspeitos

Cidade tem 2 casos de dengue e 7 suspeitos

Cidade tem 2 casos de dengue e 7 suspeitos

Estado de São Paulo diz que há forte risco de epidemia da doença este ano

 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Pardo está alertando a população em relação a dengue. Em apenas 40 dias de 2019 a cidade já apresenta 2 casos confirmados da doença e mais 7 suspeitos, que aguardam resultados de exames laboratoriais. Esses 9 casos até agora contrastam com as 33 notificações de todo o ano de 2018, das quais 10 foram confirmadas, acendendo o sinal de alerta no município.

Esse crescimento desproporcional vem sendo verificado também em todo o Estado de São Paulo, onde a infestação do mosquito aedes aegyptiestá deixando em alerta as autoridades porque há um risco em potencial de epidemia. A preocupação aumentou após a confirmação de casos de dengue tipo 2 – um quadro mais severo, que coloca em risco principalmente quem já tive dengue anteriormente.

Em São José, agentes de saúde e demais profissionais da área estão distribuindo materiais e conversando com os moradores para alertar e esclarecer a população sobre o assunto.A Vigilância Epidemiológica destaca que neste período de altas temperaturas e ocorrência de chuvas a incidência do mosquito é maior. Portanto, é necessário manter a atenção para acabar com os criadouros.

A dica é que, pelo menos uma vez na semana sejam vistoriados locais sombreados, calhas, garrafas, potes, latas, sacolas plásticas, tampas de garrafas, lixo, jogados a céu aberto, vasos de plantas, caixas ou reservatórios de água, ralos, vaso sanitário e sifão em desuso, bandejas de ar-condicionado e geladeiras, filtro para água potável, lajes, entre outros.

O aedes aegypti, além da dengue, também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Cartilhas estão sendo entregues pelo Estado em todos os municípios como alerta

 

‘Fake News’espalha vacinação inexistente

A enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde de São José do Rio Pardo, Gisele Cristina Santos Flausino, alerta a população sobre uma “Fake News” que circula na internet (Facebook e Youtube), afirmando que neste sábado, dia 16, estaria acontecendo o Dia D de vacinação contra o Sarampo, Cachumba e Rubéola. Segundo a enfermeira, “trata-se de uma notícia falsa, uma vez que não existe previsão de campanha para esta vacina específica nesta época do ano”.

Gisele diz ainda que “o pessoal, desde o começo da semana tem procurado ou ligado aqui na nossa sala, para saber se é verdade ou não, interessados em comparecer no sábado, que é o que está sendo divulgado, portanto a Vigilância alerta que não haverá campanha para este tipo de vacina neste sábado e nós não estaremos abertos. Trata-se de uma notícia falsa”.

A vacinação contra essas doenças encontra-se no calendário básico, sendo aplicada durante todo o ano de acordo com a faixa etária e a condição vacinal de cada cidadão. Quem tiver dúvidas pode comparecer a sala de vacinas munido da carteira de vacinação para possível averiguação.

A próxima campanha de vacinação será contra a Gripe H1N1, marcada para o dia 15 de abril.

(Luis Fernando Benedito)

Gisele Flausino, enfermeira: notícia falsa sobre o “Dia D”

 

 

Confira também

Copa Difusora 80 Anos – Nos penais, São José Sport Botafogo vence a Ponte Preta e conquista o caneco de campeão

Copa Difusora 80 Anos – Nos penais, São José Sport Botafogo vence a Ponte Preta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *